Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

sexta-feira, 27 de julho de 2012

CCL 2012 #13 - Terra à Vistaaaaa.... Abrolhos.

Abra os olhos!!! Dizem que o nome Abrolhos vem desta expressão.
Isto por que em volta do arquipélago tem muitos recifes, o que exige atenção dos navegadores.
Nossa viagem de Vitória até lá foi na base de 34 horas de motor mesmo. Por duas razões: a primeira é por que, conforme dissemos antes, trocamos a genôa por uma menor esperando que tivéssemos mais vento. Como ele não veio, o "pouco pano"não fazia o Sweet andar mais que 3 ou 4 nós. A outra razão, mais controversa pra mim, é para espantar as baleias mais distraídas. Pra que espantar se vê-las de perto era tudo o que mais queríamos. Mas um contato imediato de quarto grau com elas pode causar sérios problemas ao barco e também a elas, claro. Vimos muitas mesmo, mas não tão de perto ...pelo menos o quanto queríamos. Os Veleiros TIMSHEL e Triunfo II disseram ter esbarrado nelas, mas nada sério. Não tirei foto, mas tem uns filminhos pra mostrar depois.

Abrolhos é um espetáculo de lugar e os três dias que ficamos foram pouco. Ainda por cima fomos privilegiados por poder desembarcar e mergulhar nas imediações. É preciso autorização prévia da Marinha. Com a turma da Berna, que trabalha lá a mais de 25 anos, fomos visitar os 3 points das ilhas:
 - O Farol: 22 metros feito em ferro fundido em 1861. Nem preciso dizer o quão show foi assistir o por do Sol lá de cima e acompanhar o acendimento da luz. Luz? aquilo parece mais fraco que o abajur lá de casa. Tem uma lampadinha bem "mequetrefe", mas devido aos cristais que formam as lentes, o Farol tem um incrível alcance de 51 milhas.


- Ilha Siriba: lá você tem a oportunidade de ver os ninhos dos Atobás e aves em várias estágios de crescimento. Após um ligeiro coro de lamentações, nosso guia concordou em dar uma volta completa na pequena ilha. Teve até escalada em paredão, só sendo possível isso com a maré baixa.

 - Ponta da Cruz: o nome não é esse. Mas do lado oposto onde fica o Farol, tem um morro com uma cruz. A caminhada até lá não é tão radical. No trajeto, além da vista impagável de todo o arquipélago, você se aproxima de muitas outras aves. O visual é impressionante.



Pra falar a verdade, tudo lá é impressionante. Tem um detalhe, sabe aquela coisa que quem tá embarcado tem como regra: só jogue no Mar o que os peixes podem comer! Pois é, lá nem isso pode ser feito. O lance é que se os peixes se acostumarem a comer "nossa comida", eles podem mudar o hábito alimentar e isso afetará o eco sistema. Interessante não? A gente que acha que tá ainda fazendo o bem pros pobres peixinhos.


Tivemos a oportunidade de fazer mergulho. A Glaucia fez do tipo Batismo, aquele que você vai acompanhado por um instrutor. A água não estava cristalina, mas foi possível fazer um bom mergulho e ainda filmar e fotografar com nossa maquininha nova. É uma Nikon Coolpix AW100. É uma boa dica, pois ela tem 16 megapixel, filma em HD, pode merguhar até 10 metros, a prova de choque e outras coisinhas a mais. Tá firme até agora, pelo menos... Não mergulhei pois estou com meu tímpano perfurado e não quis arriscar a uma infecção a esta altura da viagem.


O pessoal ainda fez um churrasco. O Ícaro, um dos tripulantes do MM2000 em que está a Cris (Tia da Glau), o fez muito bem. Afinal é do Sul!. Eles zaraparam de Abrolhos direto para Ilhéus, pois o barco tem muito calado para entrar em Santo André.
Agora já estamos em Santo André. Amanhã (28/07) às 10h zarpamos para Ilhéus. Prevemos umas 20 e poucas horas de travessia. Voltamos a colocar a genôa maior para melhor aproveitar os ventos. Baleias? Sim, tem muito mais pela frente.

Bjus e bons ventos.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CCL 2012 #12 - Vitória

VITÓRIA - s.f. - Vi.tó.ria - Ação ou efeito de vencer. Qualquer sucesso, êxito ou vantagem alcançada. Triunfo.
Para nós, conforme descrito no post anterior, foi mesmo uma Vitória. Passou. Em termos de cidade, nem chegamos a conhecer os pontos turísticos, baladinhas e comidas típicas. Tivemos apenas um dia de tour. O resto das caminhadas foram pelas imediações mais para comprar comidas, lavar roupas, bancos e etc. Pra falar a verdade, pra nós o que tem de mais interessante neste CCL não são os destinos, mas sim as milhas navegadas.
De qualquer forma fizemos um filminho de nossa navegada de Búzios para Vitória e alguns acontecimentos nesta cidade.


Amanhã, dia 20, zarparemos para Abrolhos por volta das 7h da manhã. A previsão de tempo é boa e esperamos não chegar lá com ventos do quadrante Sul, pois isso atrapalha a ancoragem e o eventual mergulho. A travessia durará 34h. Hoje trocamos a Genoa 1 pela 4, pois é mais fácil de manusear e os ventos tendem a ser mais fortes de agora em diante. abastecemos de água, mercado, etc.

Por favor, avisem as nossas amigas Baleias que estamos indo e saiam da frente, mas fiquem por perto!!! BEM PERTOOOOOOO!!!

PS.: Entramos em acordo com os artistas e os respectivos direitos autorais.... Acreditamos que os post's dos filmes anteriores agora estão disponíveis!!!

Bjus e Bons Ventos

segunda-feira, 16 de julho de 2012

CCL 2012 #11 - De Búzios uma Vitória

Será que os Deuses dos Mares ficaram bravos porque eu xinguei algumas de suas ondas?
O trecho Búzios até Vitória foi muito longo e cansativo, e me deixou sem pique pra escrever logo. Não tem foto nem filme.
Não teve jeito! Foi uma viagem que nos inspirou tranquilidade no início, em função das boas previsões. Porém, no final da tarde do dia 12/07, antes de largarmos, a Marinha soltou um aviso de mau tempo na área onde estávamos. Confesso que fiquei surpreso com a saída, afinal tudo que é velejador que conheço é sempre safo, mas quando se tem "compromisso"!!!. Saímos por volta das 19h rumo a Vitória. Todos saíram com velas mestras risadas (um artifício que deixa a vela menor) e genôa. Percebemos no horizonte de nossa popa, tanto no continente quanto mais ao Sul sobre o oceano, a presença de grandes nuvens com raios. Durante as primeiras horas tinha vento moderado. A impressão que tivemos é que as nuvens se dirigiam para o alto mar. Nada disso, derrepente o vento aumentou rapidamente e com ele vieram as ondas que passaram facilmente de 3,5m. Estávamos eu e o Molina no turno. Chamamos o Janjão para nos ajudar e orientar nas manobras necessárias para baixarmos a vela mestra e deixar apenas um pequeno pedaço de genôa aberta (uma cuequinha, como dizem). Durante este procedimento, coube ao Grumete aqui ficar no leme, pois o piloto automático certamente não reponderia rapidamente e o barco ficaria atravessando com o vento e ondas de popa. Como fez uma vez. O Molina bravamente vestiu o cinto de segurança e foi recolher e guardar a mestra. Tudo isso com uma certa gritaria e correria, pois o vento e as ondas uivavam fortemente. Caraca! foi dureza manter o rumo. Você tem que fixar um ponto de referência, uma luz no horizonte, um outro barco ou uma estrela e manter o barco aproado naquilo. Teve momentos que eu levava o leme todo para um lado com muita força e por um tempo razoável esperando que o Sweet respondesse. O barco inclinava muito. Tanto que a Glau, que estava dentro do barco, disse que via a água passando pela borda do convés de dentro das vigias.... Foi uma puta experiência, pois eu sempre tive medo do que não conhecia. Quero, por exemplo, dizer que não tinha idéia do quanto um veleiro pode inclinar. Mas vimos que a resistência é enorme. Em posts anteriores já relatamos que balançamos bastante com o Refrega. Em nenhum momento tivemos medo. As vezes eu olhava pra trás pra ver as ondas que quebravam como se fossem na beira da praia. Isso durou mais de três horas.... uma eternidade... kkkkkk . Mas resto da viagem foi tranquila. Optamos por velejar a uns 4,5 a 5 nós e chegar ao amanhecer em Vitória. Alguns colegas com vela e motor chegaram a partir da meia noite anterior.
As novidades pra nós? 36 horas navegando. Não ver costa em nenhum dos lados. Dormir navegando (isso é foda, pois o balanço lateral atrapalha muito)
Sobre os xingos? Bem, quando se tem vento e onda de popa, mesmo que pouco, o barco tende a ficar pendulando de um lado para outro. Ai tem aqueles momentos que vc vai ao banheiro, por exemplo. Tá se segurando ....  mas ai tem de levantar as calças. Larga por um segundo o apoio e pronto ... solta um UH CARALH.... Ou então vai pegar algo na cozinha, abre o armário e .....FILHA DA PU..... cai tudo no chão..... O ideal seria que, Velejadores, pudessem optar por nascer com três pernas e quatro braços.
Em relação aos amigos, tivemos os seguintes relatos e fatos: Papaleguas voltou com problemas no quadrante do leme e vela. Devaneio Rio voltou com problemas de vela que enroscou na hélice. Timshell, Zan Zar e Naumi rasgaram vela. Foi realmente forte a coisa mas que no final viraram bons aprendizados e histórias.

Relax total depois de nossa chegada ao Iate Clube do Espírito Santo. Tivemos uma excelente receptividade, a famosa Paella e outras coisas até então. Prometo fazer um post de nossa estadia em Vitória.

Bjus e Bons Ventos e até mais.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

CCL 2012 #10 - Filme 03 - Búzios


A largada hoje está prevista para às 19:00hs rumo à Vitória cuja distância é de 184 milhas (dá umas 36 horas de navegada). Será o trecho tradicionalmente mais complicado, no qual dobraremos o Cabo de São Tomé. As previsões são favoráveis, ou seja, nada de vento Nordeste. Está previsto sim a entrada de
Sul e Sudoeste no horário de nossa passagem. Os Deuses estão com o CCL 2012.

VamoQvamo...

Segue mais um videozinho, agora de Búzios. (pegamos gosto pela coisa)



Bons Ventos!!

CCL 2012 #9 - Keep Walking

Bora passear em Búzios? Deixa a carteira no Barco. Lição aprendida é lição não esquecida.
Nem sei se o ditado é esse, mas deu pra aplicar. Vamos desta vez só andar pela Rua das Pedras e aproveitar pra estica o corpitcho, pois amanhã a noite teremos uma estadia a bordo de 36 horas. Falamos em só apreciar as coisas, coisa que o Comandante e Molina levaram ao pé da letra. Uma coisa tá legal: onde quer que vamos, vamos juntos. Pois quem conhece nosso Comandante Janjão, sabe que ele não foi "projetado" para a arte de caminhar e mesmo assim demonstrou disposição (embora depois tenha ficado ai ai ai durante todo o almoço). O Molina sem querer dá uma desafiada no Comandante. Encontramos um mercado para comprar frutas e outras coisinhas que estavam faltando para nos preparar para a travessia até Vitória.
Ontem foi uma beleza o churrasco no Iate Clube. Bate papo, cerveja gelada e um churras que não deixou nada a desejar. Mais uma vez parabéns pela organização. Depois disso, nosso Comodoro Eduardo chamou para uma reunião prévia da largada, apenas para colocar umas questões de previsão de meteorologia, horário de saída e tudo mais. Confesso que tava mais pra jogar meu esqueleto na caminha e "jiboiar" depois do churras...  Hoje a tarde (11/07) haverá outra reunião com as definições para a largada.
Mas o ponto alto, se é que se pode chamar assim, foi a ligeira "porranca" da noite. Entrou um vento forte no início da noite que ficou até quase pela manhã. Falaram em algo em torno de 30 nós e com rajadas superiores. As poitas são legais e tudo mais, fazendo com que o risco real fosse mínimo. Mas é o que eu comentei, pra nós novatos, tudo é conhecimento: o quanto aguenta um cabo? Um cunho? (lugar para amarrar o cabo no convés). Fiquei um bom tempo com o Comandante no cockpit avaliando e pensando na situação. Os outros barcos também são uma ameaça nestas circunstâncias. Já garramos e pegamos tempo ruim com o Refrega na Ilha Grande ou mesmo no Cedro. Não se trata de medo: trata-se de saber se aquilo que nos cerca está preparado para aquela condição climática. O mesmo estamos aprendendo quando se trata de velejar. Qual o limite das velas, dos estaiamentos, do mastro ou da inclinacão do barco.
Ainda bem que predominam os belos finais de dia!

Ouvir de quem sabe ajuda e é sinônimo de esperteza, mas acredito que só vamos saber e aprender mesmo é VIVENDO!

Bons Ventos!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CCL 2012 #8 - Filme 02 - Do Rio para Búzios

O Rio de Janeiro é Lindo e vai ser assim pra sempre!
Este segundo filme mostra um pouco dos dias que passamos no Iate Clube do Rio de Janeiro, tal qual o post anterior, mas tem um pouco mais de vida. Ficamos 5 dias até a largada oficial do Costa Leste 2012. A primeira parada foi em Búzios depois de 15 horas navegas.




Beijos e Bons ventos!!!!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

CCL 2012 #7 - Bora pra Búzios Amoer?

Nossa, que delícia que é Búzios! Por que a gente não vem aqui mais vezes??

Esta foi a primeira questão que me veio a mente quando desembarcamos. Cedo claro, pois nosso Comandante acorda com as ostras. Tanto que só encontramos os amigos em nosso rolê quando já estávamos voltando. E voltando rapidinho, pois foi só pedir uma Cerveja e uma porção de bolinho de bacalhau que eu me lembrei por que não viemos mais vezes pra cá : 32 reais uma a porção com 10 bolinhos do tamanho de uma nós!!!! Tem petiscos, Coca-Cola, Petra, breja, caipis e outras delícias já pagas no Sweet! Velejador além de "vagabundo"geralmente são exímios administradores de recursos. No caso, a Grana.



Voltamos também para desvendar o mistério da vibração do barco que comentei no post anterior. Como previsto, o Molina vestiu seu traje de mergulho - a sunga encarnada - e foi pra água. Para tristeza, não encontrou nada de errado na hélice ou na rabeta. Então Janjão foi ver no motor. Lá duas coisas foram detectadas: os coxins do motor tinham afrouxado e, de quebra, reapertou as abraçadeiras da bomba dágua que, pelo jeito, foi a causadora de uma pequena quantidade de água no compartimento do motor. Esqueci de comentar que, devido a falta de vento, motoramos direto de Paraty até aqui.



O plano hoje é fazer uma boquinha agora a bordo e desembarcar mais a tarde para banho e papo no pier do Clube.
Pela manhã, depois de uma noite com muito balanço, pudemos apreciar realmente todos os colegas fazendo seus acertos para poderem curtir esta ancoragem. Saudades de Paraty viu!!!! Estamos mal acostumados com a Cotia e outras paragens em nossa região. O que dizem é que de agora em diante é Mar mesmo e não as nossas piscinas. Mas beleza, isso deve ser o que irá nos transformar em velejador de Cruzeiro.

Opa .... O Comandante acordou da sua Ciesta comendo pão amanhecido com salame! tá na hora de fazer o fejão!!!! Ivanyyyyyy ..... kd você?.....

Amanhã tem churras no Iate Clube! Vamos ver se rola uma boa integração com a galera!

bjus e inté.

domingo, 8 de julho de 2012

CCL 2012 #6 - Rio na popa ... Enfim Búzios!

Navegar com sabedoria é usar a Vela da Emoção e o Leme Razão!
Caraca! Essa foi a mensagem que a Guara, a linda esposa do Zé Toriba, usou para se despedir de nós ontem no Iate Clube RJ. Ivany deixou a tripulação do Sweet. Tá fazendo uma falta dupla: primeiro por que nos divertíamos muito. Segundo, por que agora o Comandante tá um pouco mais stressado também pela saudade da "Mandante". Eita ... tem dia que de noite é fogo!!! O Washington Gleyd Molina, ou simplesmente Molina, se juntou a nós. Macaco velho, contador de causos e sangue bom veio somar a esta viagem. Aliás, é somar mesmo já que os dois juntos tem 84 anos de vela!!! Esta moeda tem dois lados: os caras tem muita experiência e, consequentemente, manias !... kkkk ... ao final desta viagem, além de mais safos, estaremos TODOS com um lugarzinho no Olimpo como aprendizes a Deuses da Convivência. Dividir espaço, tarefas, jeito de fazer, inexperiência (a nossa claro!) esta sendo uma novidade e um exercício pra todos. Graças a Deus, e não tinha dúvidas disso, que impera a amizade e a boa vontade de se conhecer melhor.
Voltando, o melhor da largada foi que nos fantasiamos de Piratas e Janjão e Molina de presidiários. Acho que foi uma surpresa pra todos!

Zarpamos às 17horas de 07/07. Durante os dias que ficamos no Rio, acompanhamos as previsões e vimos que as condições climáticas estavam boas para a travessia: Ventos fracos de Sudoeste com mar pouco mexido, inclusive após a virada do "Fucinho do Cabo (Frio)". Na despedida do Rio, mais uma de suas imagens maravilhosas!!! Alguém tá cansado de ver?
Durante meu turno da madrugada, percebi umas ondas e um barulho estranho na água ao lado do cockpit. Eram golfinhos! Eu nunca tive a experiência de vê-los nadando acompanhando o barco. Pena que era noite.  Mas com a luz da Lua, e uma p_ t _  vontade de ver, foi um show. Ficaram por quase uma hora nos acompanhando. 
Em um determinado momento, começamos a sentir uma trepidação estranha no barco. Com certeza algo se prendeu na hélice. Após levantar para avaliar a situação, o Comandante disse que podíamos continuar, aumentando inclusive os giros do motor para que diminuisse a vibraçao. Molina, como nadador, esportista e o escravo da vez vai mergulhar nas águas geladíssimas para ver a situação. Às 4 horas da manhã, a Gláucia e Janjão vieram assumir o nosso turno. Chegamos em Búzios às 7h30m, poucas horas antes dos ventos e da chuva que vieram com a frente fria. Todos os veleiros da flotilha estão em poitas e relativamente seguros, uma vez que tá balançando pra caramba. Poucos estão se aventurando a sair dos barcos, onde é melhor ficar na caminha comendo, bebendo, proseando e dormindo pra recuperar as energias gastas na viagem. Vai rolar uma fejuca a bordo do Sweetão!

Nosso caderninho de milhas navegadas está aumentando!!!!

Bjus e até breve.

sábado, 7 de julho de 2012

Cruzeiro Costa Leste 2012 #5 - O Encontro

O Melhor Iate Clube Do Mundo!!! Tudo bem que nós não conhecemos nenhum outro, até então.


Além deste detalhe influenciar nossa avaliação, alguém tem dúvidas que esta é o único Iate Clube a ter o Cristo Redentor de um lado e ainda ficar aos pés do Pão de Açucar?



Os barcos do CCL ficam nas poitas e para desembarcarmos basta chamar o Cocoroca que fica circulando 24h. O mais surpreendente no Iate Clube, pelo menos pra nós, é que os preços das comidas, lanches e refeições não são caros, levando em consideração onde estamos e o nível do atendimento e dos serviços. Estão de parabéns!

Foi uma semana de muita conversa, últimos preparativos no barco, passeios pela redondezas, churras na casa do Zé Toriba, etc. E uma semana de belíssimos nasceres e pores do Sol e Lua. Demos muita sorte de ser Lua cheia e o céu estar de Brigadeiro todos os dias. Sorte não, nós merecemos isso .... TODO MUNDO MERECE!

A reunião dos Comandantes foi para estabelecer as linhas gerais do Cruzeiro. O jantar de abertura do CCL foi na Confeitaria Colombo. Uma relíquia fundada em 1.894 e que ainda hoje preserva todo o seu charme. Tivemos a oportunidade até de conhecer o Maurício, seu atual proprietário, que nos contou um pouco de sua trajetória nos últimos 15 anos nesta casa. Neste dia também "ganhamos"um vale caipirinha para ser tomado na varanda do Iate. Além dos nossos, ainda ganhamos os vales dos demais tripulantes do SWEET .... eita! O dia foi bastante etílico e festeiro. Mas funcionou como uma despedida, pois hoje (dia 7) estamos num tipo de concentração para a largada que está prevista para às 19h. Será uma travessia até Búzios de aproximadamente 15 horas para percorrer as 75 milhas.

Confesso que não vejo a hora de largar.  Tá tudo lindo e maravilhoso mas 5 dias "parado"tá pra lá de bom pra quem só tá pensando nas travessias!!!

VamoQvamo!

Bjus e Bons Ventos.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cruzeiro Costa Leste 2012 #4 - Filme 01 (Paraty/ICRJ)

Uma imagem vale mil palavras. Então um filminho deve valer um capítulo de um livro!
A gente tá se aventurando a pouco tempo como velejador, blogueiro agora como "cineasta".....!?!?! Eita! Acho que proporcionalmente é Grumete, Aprendiz de Escritor e Lambe-Lambe.
Este filminho mostra um pouco do que foi a travessia de Paraty até o Iate Clube do Rio, descrito nos dois posts anteriores.



O YouTube tá de complô. Olha o "frame" que ele escolheu para o filme ?!!??!....rsrs

Bons Ventos e até mais.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cruzeiro Costa Leste 2012 #3 - a Poita no Rio de Janeiro

 "Acorrrda .... são dez e meeeeiaaaa (22:30)... vamos zarpar !!!!!!"

O Por da Lua
Ecoa o som grave da voz do Comandante por toda a cabine do Sweet. E acho até que chegou nas areias da Praia do Pouso! - Mas já? ... nem dormi!!
Eu tinha a ilusão de dar uma dormidinha em Palmas até umas 23h, para poder encarar os turnos da travessia prevista de 11 horas até o Iate Clube do Rio de Janeiro.
Agora ia ser o bicho, pois levantar a âncora em pleno início da madrugada era uma novidade. Para nosso deleite, a Lua estava quase cheia, sendo assim nos dava uma boa visão do relevo e até mesmo da superfície do Mar em volta do Sweet. Todo mundo a postos, foi estabelecido inicialmente turnos de 4 horas para os tripulantes (leia-se Eu e Glau), pois o Comandante ia levar direto. Claro, além do costume de velejar por longos períodos, ele se encostou a tarde na sua caminha e não levou nem dois segundos pra apagar e dar um belo descanso!!!
O vento estava entrando "pela bochecha de bombordo"vindo do Norte, não muito forte. Sempre em nome do conforto e segurança, estávamos risadinhos e no motor. Assim fomos por todo o percurso. Em alguns momentos o mar alisava e o vento desaparecia.
Bem, o lance do turno nem rolou. A Glau ia dormir e Eu ficaria com o primeiro turno de 4 horas, pois ela queria pegar a partir da madrugada para ver o Sol nascer. Alguém tem dúvidas que o sono não passou nem perto de mim? Sendo assim, a Glau ficou mesmo na caminha e eu curtindo a prosa, as dicas e tudo mais com Janjão. Ela perdeu o belo por da Lua no Mar.
Duas coisas me ocorreram: a gente quando veleja durante o dia, desvia de galhos, côco, e outras coisa que geralmente cruzam nosso caminho. E a noite? Isso tudo fica por conta de nosso Netuno, pois a única coisa que temos ver, e tentamos muito, são outros barcos e possíveis luzes em bóias de pesca. Mas é fogo, a gente tem de ficar se movimentando de um lado pro outro para aguçar a visão e ver por entre o dog house, mastro, o bote que estava no convés e outras tantas coisas na nossa frente. Tanto que em determinado momento, já amanhecendo, passamos perto de uma bóia de rede, que mesmo com uma pequena luz vermelha piscante, só fui ver a pouco metros quando passou por boreste do Sweet. Se liga malandro!!!! Mesmo assim, meu Comandante foi fazer um belo café. Tenha certeza que com o friozinho das 4 horas da matina, este foi o melhor café que tomei nos últimos tempos. Ia esquecendo, a outra coisa que percebi é que me dá uma fome danada ficar no turno!!! Comi Banana, bolacha, refri e tudo mais que tava perto do cockpit. Eu einh... deve ser a tensão da "estréia"!
Logo cedo todos acordaram para curtir O Amanhecer no Mar que é fantástico. O laranja do Céu é refletido no mar e deixa vários tons de cores.

Caraca ... escrevi pra caramba! Bem, chegamos exatamente às 10 horas da manhã no Iate Clube. Uma viagem perfeita em todos os sentidos. Nos registramos, almoçamos e voltamos para o Sweet para um merecido descanso. Praticamente só acordamos no dia seguinte!


Missão Dada é Missão Cumprida!!!

Bjus e até mais.