Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Por que Paraty? ...é longe!

Regata de São Pedro 2010 (até participamos!)
Querem saber de uma questão que nos deu leves dores de cabeça, ainda quando estávamos procurando o nosso veleiro? Onde deixá-lo ?
Para quem mora em São Paulo, como nós, parece "lógico" ficar no Guarujá, Ilha Bela ou Ubatuba. Pode ser lógico para quem pensa na questão do tempo de viagem, km a percorrer ... ou seja, para quem pensa na praticidade.
Então ... devemos lembrá-los que, no assunto vela, desde o início a praticidade não era um quesito de peso para nós. A prova disso é que compramos um barco em Salvador... preciso dizer mais ?!?!?!..rs.
Paraty, apesar dos 310 km que a separa de SP, nos parecia indiscutível a quantidade e a beleza de praias e ilhas em águas abrigadas para se passear. Para quem é marinheiro de primeira viagem, e aqui não é uma figura de linguagem, a geografia da baía de Paraty/Angra dá a chance de velejar (quando tem vento...) sem muitos riscos de rajadas, mar agitado e outras coisas que podem assustar quem veleja em mar aberto, como é o que acontece mais frequentemente no Guarujá, no canal de Ilha Bela ou mesmo em Ubatuba.
Vamos para Paraty, decidimos. Mas o principal argumento que consideramos veio por parte da Cris Berringer, que desde o início também nos ajudou no processo de compra. A maioria dos velejadores que ela conhecia, e muitos deles já vínhamos tendo contato por e-mail ou encontros na ABVC, ficavam na região de Paraty ou Angra.

Para quem tá começando, ter amigos por perto é muito legal,  importante e útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário