Sabe o “Trabalho” que comentei no post anterior? Tudo começou assim:
Conversando com uns Comandantes por ai, umas das coisas que sempre nos mandam fazer é:
“Vocês tem de inspecionar o porão do Refrega!!! Antes e depois dos passeios!!!”
... Caraca ...que chatice ?!?!? Nem tanto, e isso já virou automático pra nós.
Além disso, tem de procurar possíveis objetos pequenos soltos, tais como: cabelo e os respectivos elásticos, grampos e presilhas (e olha que sou careca!), moedas, pedaços de fios, fitas isolantes e tudo mais que teimam em cair por entre o piso e que poderão danificar ou entupir as bombas.
Outra coisa que podemos encontrar no porão é água. Caaalma... !!! Nem sempre isso quer dizer que você esteja afundando.... ainda. É muito comum encontrar um pouco de água em diversos barcos e que ainda estejam boiando.
Achou ruim encontrar água no porão? ...... saiba que você vai ter de provar!!! Só assim pra saber se é doce ou salgada. Pelo menos é o jeito que meus “colegas” da vela disseram pra fazer. Mas você pode pedir que uma visita / tripulante prove, sob o pretexto de ensiná-los sobre os macetes de ter um veleiro ou pedir a opinião de seu marinheiro....
"Muitas janelas". |
Desde que compramos o Refrega, percebemos que teríamos de investir tempo e dinheiro em reparos nas gaiutas e vigias. As 14 vigias e 4 gaiutas deixam seu interior bem iluminado e arejado. O outro lado da moeda é que na hora de fazer manutenção, para controlar as infiltrações, já viu o trampo que pode dar.
Com a grana meio curta, o remédio tem sido o uso de um dos "equipamentos" obrigatórios de se ter em todos os barcos: O Silicone. O reparo definitivo entrou para a lista de manutenção.
Se for água salgada pode ser mais grave, já que tem bastante no oceano em volta do barco. Pode vir das mangueiras de refrigeração do motor, da junta/parafuso da quilha, da gaxeta, dos registros de entrada de água do mar (para motor/pia), etc.
Vimos então que a água era mesmo salgada (arght!) e que vinha da gaxeta.
Gaxeta é um tipo de cordão que envolve o eixo que vai do motor até a hélice propulsora, vedando o furo do casco. A última vez que trocamos e ajustamos as gaxetas foi no começo de Janeiro/11, nos primeiros dias das férias. Estamos falando de aproximadamente 200 horas de uso sem mexer. Até que aguenta bem.
Este é o suporte da gaxeta no eixo da hélice |
Gaxeta é um tipo de cordão que envolve o eixo que vai do motor até a hélice propulsora, vedando o furo do casco. A última vez que trocamos e ajustamos as gaxetas foi no começo de Janeiro/11, nos primeiros dias das férias. Estamos falando de aproximadamente 200 horas de uso sem mexer. Até que aguenta bem.
Veja no blog Veleiro Refrega 34 mais detalhes deste conserto, no nosso estilo “faça você mesmo”.
Bons Ventos!
Bons Ventos!
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