Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cruzeiro Costa Leste 2012 #3 - a Poita no Rio de Janeiro

 "Acorrrda .... são dez e meeeeiaaaa (22:30)... vamos zarpar !!!!!!"

O Por da Lua
Ecoa o som grave da voz do Comandante por toda a cabine do Sweet. E acho até que chegou nas areias da Praia do Pouso! - Mas já? ... nem dormi!!
Eu tinha a ilusão de dar uma dormidinha em Palmas até umas 23h, para poder encarar os turnos da travessia prevista de 11 horas até o Iate Clube do Rio de Janeiro.
Agora ia ser o bicho, pois levantar a âncora em pleno início da madrugada era uma novidade. Para nosso deleite, a Lua estava quase cheia, sendo assim nos dava uma boa visão do relevo e até mesmo da superfície do Mar em volta do Sweet. Todo mundo a postos, foi estabelecido inicialmente turnos de 4 horas para os tripulantes (leia-se Eu e Glau), pois o Comandante ia levar direto. Claro, além do costume de velejar por longos períodos, ele se encostou a tarde na sua caminha e não levou nem dois segundos pra apagar e dar um belo descanso!!!
O vento estava entrando "pela bochecha de bombordo"vindo do Norte, não muito forte. Sempre em nome do conforto e segurança, estávamos risadinhos e no motor. Assim fomos por todo o percurso. Em alguns momentos o mar alisava e o vento desaparecia.
Bem, o lance do turno nem rolou. A Glau ia dormir e Eu ficaria com o primeiro turno de 4 horas, pois ela queria pegar a partir da madrugada para ver o Sol nascer. Alguém tem dúvidas que o sono não passou nem perto de mim? Sendo assim, a Glau ficou mesmo na caminha e eu curtindo a prosa, as dicas e tudo mais com Janjão. Ela perdeu o belo por da Lua no Mar.
Duas coisas me ocorreram: a gente quando veleja durante o dia, desvia de galhos, côco, e outras coisa que geralmente cruzam nosso caminho. E a noite? Isso tudo fica por conta de nosso Netuno, pois a única coisa que temos ver, e tentamos muito, são outros barcos e possíveis luzes em bóias de pesca. Mas é fogo, a gente tem de ficar se movimentando de um lado pro outro para aguçar a visão e ver por entre o dog house, mastro, o bote que estava no convés e outras tantas coisas na nossa frente. Tanto que em determinado momento, já amanhecendo, passamos perto de uma bóia de rede, que mesmo com uma pequena luz vermelha piscante, só fui ver a pouco metros quando passou por boreste do Sweet. Se liga malandro!!!! Mesmo assim, meu Comandante foi fazer um belo café. Tenha certeza que com o friozinho das 4 horas da matina, este foi o melhor café que tomei nos últimos tempos. Ia esquecendo, a outra coisa que percebi é que me dá uma fome danada ficar no turno!!! Comi Banana, bolacha, refri e tudo mais que tava perto do cockpit. Eu einh... deve ser a tensão da "estréia"!
Logo cedo todos acordaram para curtir O Amanhecer no Mar que é fantástico. O laranja do Céu é refletido no mar e deixa vários tons de cores.

Caraca ... escrevi pra caramba! Bem, chegamos exatamente às 10 horas da manhã no Iate Clube. Uma viagem perfeita em todos os sentidos. Nos registramos, almoçamos e voltamos para o Sweet para um merecido descanso. Praticamente só acordamos no dia seguinte!


Missão Dada é Missão Cumprida!!!

Bjus e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário