Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Escola da Vela - Nem tudo é um Mar de Rosas.

Bruce (Pixar) - Belas mordidas.

Fará três semana que o Refrega voltou para a água, mas devido a um, digamos, acidente de percurso, ainda não podemos velejar. 
Contratamos uma pessoa que faria o alinhamento do eixo, aumento do pé de galinha, algumas soldas na plataforma de popa e troca do sistema de Gaxeta por um Selo Mecânico. Cobrou pesado, graças a nossa baixa noção do que é preço justo para determinadas atividades, e por estar refém deste profissional. Até então!. Este Blog tá se transformando num muro de lamentações! Isso tem me tirado o sono. Não pelos assuntos chatos do blog, mas pela realidade que estamos vivendo. Temos muito que aprender, fazer nós mesmo, dar valor ao nosso $$, pagar só depois, buscar mão de obra fora da região, etc, etc
Simplesmente o serviço de alinhamento do eixo não foi feito. O barco ficou 15 dias fora da água e tudo o que contratamos com este "Prestador de Serviço" foi feito quase que nos últimos quatro dias. É impressionante. É impressionante a nossa passividade e impotência diante destas situações. Outro ponto é que 15 dias foi demais também, pois não combinamos quantos profissionais trabalharia em nosso barco para refazer a pintura de fundo e costado.
Semana passada, após o "prestador de Serviço" me dar o cano, tiramos o eixo do barco (que está na água), levamos para verificar o alinhamento, junto com a flange é claro, e refizemos as moscas (parafusos que seguram o eixo na flange). O eixo não estava empenado. O problema estava no encaixe da flange (do tipo paralelo) com o eixo.
Tivemos de contar com a valiosa ajuda de Zé Caruana, um cara que cuida de muitos barcos em nossa marina e de outras, que, a seu jeito, faz o que tem de ter feito. Não contratamos seus serviços no início, pois ele tinha viajado em férias.
Até hoje, não recebi uma ligação do Prestador de Serviço! Será que receberei parte do que paguei de volta?
Espero que neste sábado terminemos a reinstalação e alinhamento do eixo. Bola pra frente, pois tudo isso foi pra conta do aprendizado. Espero não "tomar pau" nesta escola!!!!!

Bons Ventos!

Um comentário:

  1. É Cesar...não desanime nunca!! Na verdade, os 'prestadores de arh! serviços' acho que têm prazer em fazer isso...nos deixam no vácuo, na incerteza, na dúvida, p.... da vida...Quando aparece um que cumpre prazo, entrega o que foi pedido do jeito combinado, então nos surpreendemos!! Nem prá ganhar $$ eles se esforçam...Tb passo sempre por isso.A Paciência é uma virtude!! Bons Ventos!!

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