WEB - Eu tinha cabelo! |
Ainda não sabemos nada, mas o tema é o seguinte: se você for passear no veleiro de alguém, ou se é um Comandante e irá receber amigos ou mesmo clientes para um Charter, saiba que é muito importante se adaptar e divulgar as regras a bordo. Tudo num veleiro tem uma função, uma ordem e uma forma de se fazer, um limite e regra de uso, etc.
Mesmo num passeio de fim de semana? Sim. Pois em muitos barcos a disponibilidade de água, por exemplo, é bem reduzida. Daí todos devem usar com cuidado. Mas o mais importante é que além do Comandante, é bom que todos saibam o máximo possível do que tem no veleiro, como funciona e o que fazer em determinadas situações. Já soube de histórias de casais que passaram um sufoco, pois apenas um sabia como ligar o motor de popa ou até mesmo falar no rádio e justo este estava, ao dar um mergulho, sendo arrastado pela correnteza pra longe do seu veleiro.
Em janeiro de 2011, passamos as férias a bordo do Refrega. Foram 20 e poucos dias a bordo pela região de Paraty, Angra e Ilha Grande. Para nós, que só tinhamos experiência de pouco mais de 7 meses com vela e o próprio barco, foi o equivalente a um Costa Leste!
Daí, como estávamos eu, Glau, minha filha, e a Cris Berringer que alternou com a Fabiana uns dias, pensei divulgar algumas informações, que podem parecer óbvias, mas que julguei importantes na forma de um comunicado de normas, Assim falamos de uma vez pra todos ouvirem, tirarem dúvidas e ficar todo mundo na mesma sintonia já na saída ... sem stress!
Vejam;
1º Cruzeiro REFREGA Baia de Ilha Grande - Verão 2011.
Normas da boa convivência, informações e ações importantes para os Tripulantes.
1- DEIXE O MAU HUMOR, O STRESS, A ANSIEDADE E OUTRAS “PAGAGENS DO GÊNERO” NO PIER.
2- TRAGA A BORDO SEUS PERTENCES, SUA ALEGRIA, SEU PRAZER EM SE DIVERTIR, SUA BOA VONTADE EM COLABORAR E O INTERESSE PELO BOM CONVÍVIO COM OS DEMAIS E COM A NATUREZA. A PRIORIDADE E APROVEITAR O PASSEIO.
3- Existe uma pessoa responsável por todos a bordo: O COMANDANTE. Ordens podem ser discutidas, mas a palavra final, devido sua responsabilidade, é sempre do COMANDANTE.
4- Algumas informações básicas sobre os recursos disponíveis do REFREGA: