Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Informação é tudo e mais um pouco!

WEB - Eu tinha cabelo!
Ainda não sabemos nada, mas o tema é o seguinte: se você for passear no veleiro de alguém, ou se é um Comandante e irá receber amigos ou mesmo clientes para um Charter, saiba que é muito importante se adaptar e divulgar as regras a bordo. Tudo num veleiro tem uma função, uma ordem e uma forma de se fazer, um limite e regra de uso, etc.
Mesmo num passeio de fim de semana? Sim. Pois em muitos barcos a disponibilidade de água, por exemplo, é bem reduzida. Daí todos devem usar com cuidado. Mas o mais importante é que além do Comandante, é bom que todos saibam o máximo possível do que tem no veleiro, como funciona e o que fazer em determinadas situações. Já soube de histórias de casais que passaram um sufoco, pois apenas um sabia como ligar o motor de popa ou até mesmo falar no rádio e justo este estava, ao dar um mergulho, sendo arrastado pela correnteza pra longe do seu veleiro.
Em janeiro de 2011, passamos as férias a bordo do Refrega. Foram 20 e poucos dias a bordo pela região de Paraty, Angra e Ilha Grande. Para nós, que só tinhamos experiência de pouco mais de 7 meses com vela e o próprio barco, foi o equivalente a um Costa Leste!
Daí, como estávamos eu, Glau, minha filha, e a Cris Berringer que alternou com a Fabiana uns dias, pensei divulgar algumas informações, que podem parecer óbvias, mas que julguei importantes na forma de um comunicado de normas, Assim falamos de uma vez pra todos ouvirem, tirarem dúvidas e ficar todo mundo na mesma sintonia já na saída ... sem stress!

Vejam;


1º Cruzeiro REFREGA Baia de Ilha Grande - Verão 2011.
Normas da boa convivência, informações e ações importantes para os Tripulantes.

1-      DEIXE O MAU HUMOR, O STRESS, A ANSIEDADE E OUTRAS “PAGAGENS DO GÊNERO” NO PIER.

2-      TRAGA A BORDO SEUS PERTENCES, SUA ALEGRIA, SEU PRAZER EM SE DIVERTIR, SUA BOA VONTADE EM COLABORAR E O INTERESSE PELO BOM CONVÍVIO COM OS DEMAIS E COM A NATUREZA. A PRIORIDADE E APROVEITAR O PASSEIO.

3-      Existe uma pessoa responsável por todos a bordo: O COMANDANTE. Ordens podem ser discutidas, mas a palavra final, devido sua responsabilidade, é sempre do COMANDANTE.

4-      Algumas informações básicas sobre os recursos disponíveis do REFREGA:
Água - temos aproximadamente 600 litros uso em geral. (previsão que dure 6 a 7 dias com 4 pessoas a bordo).
 - São 3 tanques em baixo das camas de proa (frente) e 1 de distribuição em baixo do piso da mesa da “sala”.
 - Existem possibilidades de reposição no Sitio Forte (mangueira) e outras praias através de galão.
 - Cabe a todos fazer uso consciente deste “bem”. Evitar o desperdício é fundamental, sem prejudicar o conforto.
 - Ao lavar louça, limpe os pratos, panelas e talheres primeiro com água salgada(Torneira esquerda da pia). Deixe para enxaguar o sabão com água doce (torneira direita).
 - Atenção ao escovar os dentes (feche a torneira).
 - No banho, prevalece o bom senso. A vazão da água é de +/- 4 litros por minuto.
 - Temos bombinhas spray que podem ajudar para aliviar o calor ou lavar rosto e “partes” com água doce ao sair do mar.
 - Água potável – temos 60 litros. Podemos comprar mais caso falte no decorrer da viagem. NÃO PRECISA ECONOMIZAR... HIDRATE-SE!!!!!

Eletricidade – temos 4 baterias a bordo que totalizam 400 ampéres. Estão localizadas sob a cama de boreste da popa (popozão do barco)
- Lembre-se que a cada banho ou utilização de torneiras são acionadas as bombas de água, que consomem também energia.
 - As lâmpadas são de led que podem ser utilizadas para leitura sem problemas, pois gastam pouco. Mas fica a lei do não desperdício. Aproveite para carregar suas baterias (notebook, celular, lanternas, etc) ao ligarmos o motor. Prevemos uma vez por dia.

Comida – temos na dispensa o equivalente a 15 refeições para 4 pessoas.
 - Todos os alimentos estão acondicionados em caixas em baixo do acento da mesa (ao lado da TV) ou abaixo do piso sob a mesa da sala.
 - Daremos prioridade por cozinhar o mesmo tipo de refeição para todos os passageiros, pois podemos otimizar o gás, o tempo de preparo e o rendimento dos pratos.
 - Petiscos e beliscos estão à disposição de todos. Costumamos ter duas refeições “oficiais” no Refrega: o Café da manhã e o Almojanta.
 - Neste 1º cruzeiro, prevemos que comer nos bares e restaurantes de praias seja uma opção, pois estamos em férias. Mas acredito que devamos fazer a opção em conjunto.

Dicas em geral

Camas – cada um cuida da sua.
 - Procure não colocar malas e outros objetos sobre os lençóis.
 - É aconselhável evitar deitar-se nos lençóis durante do dia com protetor solar, biquíni molhado ou roupa “do dia”. Caso queira repousar, lave-se e troque de roupa, assim as roupas de cama permanecerão limpas por mais tempo.

Banheiro – nos próximos dias estaremos convivendo em aproximadamente 50 m² (contando com o convés- (parte de cima)). A preservação da intimidade será colocada a prova, pois muitas vezes, por exemplo, os sons do uso do banheiro será percebido por todos. Faz parte das necessidades humanas. Sem constrangimento. (Pode-se usar música)
 - Caso o calor inviabilize o fechamento da porta, é só comunicar ao resto da tripulação e todos deverão evitar olhar ou passar perto neste momento íntimo.
 - Não jogue nada dentro do vaso. Apenas Xixi e ....aquilo.
 - Após o uso, a descarga deve ser dada pelo menos 2 ou 3 vezes para assegurar a completa eliminação dos resíduos das tubulações. Utilize bom ar ou o produto de limpeza do vaso.

Limpeza e Arrumação  – este item merece muita atenção de todos, pois devido ao espaço restrito, todos tem de colaborar:

 - Evite deixar coisas pessoais pelas áreas comuns. Procure manter seus pertences sempre em locais adequados (na sua mala ou em locais apropriados no Refrega)
 - Todos estaremos em férias, mas sempre existem algumas obrigações que teremos de fazer a bordo. É fundamental colocar-se a disposição para ajudar. Combinar quem faz o que, em determinadas situações, é muito importante para que não sobre tarefas sempre para os mesmo.
 - A regra geral é Sujou – Limpe/lave. Pegou – devolva.
 - A preparação das refeições e a limpeza de louças deve ser uma atividade prazerosa. Somente com a participação de todos, voluntariado e a troca de gentilezas é que iremos proporcionar uma boa divisão destas tarefas.
 - Os restos de comidas (cascas, restos de lanche, sobras) podem ser jogas ao mar a noite, de preferência. Papéis, embalagens e outros é bom serem lavados, para evitar mal cheiro,  dobrados/ amassados para que ocupem pouco espaço no lixo.

Teremos uma pequena demonstração da utilização dos seguintes equipamentos:

 - Controle de baterias –
 - Painel de elétrico de luzes e equipamentos –
 - Localização e funcionamento das bombas de água -
 - Localização e funcionamento dos registros de água salgada.
 - Rádio VHF –
 - Ligar e Desligar motor –
- Lançar e recolher âncora –
 - Içar e recolher mestra -
 - Içar e recolher genôa –
-  Ligar e desligar motor de popa -
 - Utilização do GPS/Carta Náutica –

NAVERGAR É PRECISO. VIVER NÃO É PRECISO

Nenhum comentário:

Postar um comentário