Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais uma página virada!

Finalmente, na semana passada (01 e 02/10),  conseguimos considerar o eixo do Refrega alinhado com o motor. Não deu pra navegar, mas deu pra colocar a hélice no lugar e testar.
O grande desafio ficou mais complicado pelo simples fato do eixo ser de 1,1/4 de polegada e o túnel (tubo  por onde passa o eixo e atravessa o casco) ser de 2 polegadas (creio). Só sei que sobra pouco espaço de folga, onde até mesmo a vibração do nosso "epilético" Yanmar BTD 22  proporciona algumas batidas entre o eixo e o túnel.
Me considero vencedor nesta história, graças a ajuda do Zé Caruana claro, que além das dicas para o alinhamento, providenciou novos parafusos (moscas) de fixação da flange no eixo.
O certo é o seguinte: você tem de ajustar os mancais do motor para que a flange encoste por igual em todas os lados no suporte do reversor. Parece simples mas temos de ter sensibilidade em ajustar os quatro parafusos que prendem o motor. No nosso caso, ainda temos de colocar um espaçador que serve para amortecer e amenizar as vibrações entre o eixo e o motor. Espero, depois de tudo isso, poder cortar a terceirização deste serviço no futuro, pois o que nos salvou mesmo foi a ajuda de amigos.

 Vamos para a próxima.

Boa semana e Bons Ventos!

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