Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quem tem um, não tem nenhum ....

... e quem tem dois, tem um! Essa é a regra do Navegador.
E a Lei de Murphy é altamente aplicada no mundo Náutico. Parece, inclusive, que o tal Murphi tem a função de “chefe da manutenção” em quase todas as embarcações!!!...rsrs


da WEB - Acontece muito!

A história é a seguinte: saímos para passear no feriado e dormimos na Cotia. Pela manhã, demos a partida no motor para seguir até o Cedro. Reparei que, por alguma razão, a hélice não estava girando como de costume, mesmo em marcha lenta. Então resolvi dar um ligeiro avante (engatando a marcha). Ela girou lentamente. Pensei na hora que deveria ser assim mesmo, pois achei que o selo gerasse uma pouco mais de resistência que a gaxeta. Instantes depois, resolvi dar uma olhada no selo (através da tampa do motor). Para minha surpresa, estava entrando um bocado de água por ele. Até ai tudo bem, pois tínhamos uma bomba dentro de um compartimento específico para drenar qualquer aguinha que entrasse pela antiga gaxeta, e agora pelo selo.
Acreditem: havia um fio solto (do sapinho que liga e desliga a bomba automaticamente) que gerou a queima do fusível geral e as bombas!!! (duas).

Ver imagem em tamanho grandeAi sim .... tivemos de acelerar as ações: enquanto eu tirava as coisas de cima da cama de popa – para ter acesso ao selo – a Glaucia e a Cris ajudavam a “empilhar estas coisas” e deixar caminho livre pra tirar o piso do barco para que usássemos a bomba manual. É uma adrenalina só. No mesmo instante em que eu pensava no que fazer - não entre em pânico ,tire as laterais, não entre em pânico, verifique por onde entra a água, não entre em pânico, conserte ou arrume algo para vedar o vazamento, não entre em pânico, não esquece de respirar......, - eu imaginei até em levar o barco pra praia, caso a água não parasse.

......Colocamos o selo mecânico para substituir a gaxeta ( e ter a prometida tranqüilidade), conforme descrevemos no post do Veleiro Refrega. Só teve um pequeno problema, e que juraram não ser “importante”. O Eixo da hélice é de 1 ¼ . Já o retentor do selo é de 1 e ½ ! Pra remediar, sugeriram “uma prática comum” de colocar uma mangueira no eixo para que o selo vedasse sem folga. Como o Refrega estava fora da água para pintura, seria esse o momento ideal de fazer a substituição. Era melhor do que esperar vir um na medida certa (ou perder uma possível venda). Basta eu dizer que o camarada que pôs o selo, vendido por uma pequena loja de Paraty,  foi o mesmo que “tentou” alinhar o eixo/motor sem sucesso e nos deixou na mão sem terminar o serviço ou devolver algum $$. Depois fiquei sabendo que dava pra contratar um mergulhador para tirar o eixo e a hélice para instalação (anotem isso. É muito mais barato, e nem um pouco arriscado se fizer certinho, do que usar uma Marina e seu Travel Lift)....

O que aconteceu? Bom, ao girar o eixo, a mangueira ou o selo devem ter rodado “em falso”  fazendo com que o selo se afastasse, provocando assim a entrada da água. Bastou soltar a abraçadeira, empurrar o selo e apertar novamente!!! Após o susto, foi só recuperar o fôlego e voltar para o Refúgio "escoltados" pelo Janjão (Sweet) que insistiu em ficar por perto no caso de uma novo acontecimento.


Da WEB - mas não vale abusar da sorte!

Neste último final de semana mexi nele de novo, pois não ficamos mais sossegados. Resolvi colocar também uma abraçadeira na mangueira para que ficasse bem firme ao eixo e também coloquei uma abraçadeira mais larga no próprio selo (não era isso que o Tony deveria ter feito quando instalou?). Vi um selo na mesmo loja que comprei (onde  agora já zerei as contas pra não ter que voltar lá), e tinha duas abraçadeiras para este fim !!!! eu tive de arrumar abraçadeira pra dar pro cara na instalação ?!?!?!?!


Em relação às bombas, fiz a substituição de ambas e também dos sapinhos. Tá tudo novo e funcionando . Sr. Murphy .....  Tá demitido!

Bons Ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário