Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

domingo, 20 de novembro de 2011

Um Veleiro, um Rumo e vários Motivos!

Como ficamos em Sanpa neste fim de semana, aproveito pra falar do final de semana de 5 e 6 de novembro, quando o Refrega foi um Veleiro.
Já velejamos várias vezes, mas nossa ida para um evento na Ilha do Cedro, junto com o pessoal do AMIGOS DO MAR (NAVCLUB), foi a melhor de todas. Só perdendo mesmo pra mini regata da volta no domingo!!! .... rsrs.
O que experimentamos de diferente na ida para o Cedro, que fica a aproximadamente 11 milhas de Paraty,  foi que velejamos num vento constante entre 6 e 8 nós numa orça folgada, quase través (vento de lado em relação a linha proa - popa do barco). Foi a primeira vez que velejamos tanto tempo -quase 3 horas - na faixa dos 4 nós sem dar bordos e utilizando o piloto automático. Não havia correnteza forte nem tráfego que nos exigisse, inclusive, fazer grandes correções na rota. Foi a pura sensação de sentir o balanço do barco, o vento fresco e o Sol como testemunha.
Jantamos a bordo do Adventure II, o barco do Tadeu, o namorado da amiga Sonia. Nós, a Cris Berringer, o Janjão e Ivany (Sweet), o Zé do Toriba e os anfitriões, juntamos umas comidinhas e bebidinhas que serviram de combustível para a boa prosa e muitas risadas noite a dentro. Ainda bem que pra voltar foi só "cair" no Jaizon Jr (nosso bote) e ser rebocado pelo Zé Toriba até o Refrega! Ufa....

No sábado o churrasco e muita diversão na praia na Barraca do Nelson. Estávamos em mais de trinta veleiros!!! Ainda rolou amigo secreto, luau, o talento musical de alguns velejadores e tudo mais.

Voltamos no domingo com o mesmo tipo de vento. Só que o melhor foi dividir a velejada com o Jair do Veleiro My Toy, nosso vizinho de Marina. Infelizmente o Carlos do Veleiro Maná teve problemas com o carrinho da vela mestra e não nos acompanhou. Velejamos o tempo todo lado a lado, as vezes a menos de 20 metros de distância, revezando a dianteira outras vezes. Como o Refrega é de aço (7,5 ton) e sua vela mestra é meio antiga e feitas pra cruzeiro, tivemos de "trabalhar" bastante nos ajustes para podermos "brigar" com o FAST 345 do Jair. Devo confessar que só conseguimos ficar na disputa por que o Jair estava um pouco destreinado na arte de trimar as velas..... rsrsrs (foi o que ele disse!). Mas em determinado momento ele se encontrou nos ajustes e o FAST deu um salto em nossa frente. Mas até que nem tanto!....rsrs, pois mais a frente voltamos a ter de mexer na regulagem para podermos rumar até Prainha, nosso ponto de encontro. Voltamos a ficar mais perto e, no nosso caso, rolou até uma bela asa de pombo para aproveitar o vento de popa.

Nós não temos palavras para descrever o sentimento de realização, liberdade e prazer que ainda está presente em nossas lembranças, mesmo voltando para a rotina de Sanpa. Velejamos, regatamos e convivemos com pessoas que curtem o mesmo que nós.
Um final de semana como esse, e que se repetirá muitas vezes daqui pra frente, recarrega nossas energias e a certeza do por quê vale a pena cada dor de cabeça na manutenção, gasto, sacrifício, trabalho que tivemos para ter e manter nosso primeiro barquinho. Pra quem gosta dessa vida, claro!

Beijos e Bons Ventos a todos.

2 comentários:

  1. Que delícia Cesar,
    tenho acompanhado os dois blogs e me divertido com suas narrativas.
    Fiquei sabendo deste passeio-regata mas foi numa data que já tinha um compromisso.
    espero encontrá-los em outra.
    abs
    Paulo
    (Bepaluhê)

    ResponderExcluir
  2. Grande Paulo,
    é duro as vezes termos de escolher os compromissos e abrir mão de um deles não é ?!?! Principalmente quando tem Vela no meio ...Sabemos como é...rsrs.
    Grande Abraço, obrigado pelas visitas e nos cruzamos em Paraty.

    ResponderExcluir