Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Aventuras engraxadas!

Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio que moverei o Mundo.
Cara de "Será que devo"?
Acho que a atualização desta frase ficaria assim: Dêem-me um bom acesso ao google que poderei aprender e conhecer sobre tudo e sobre o Mundo. É possível encontrar todos os assuntos na net.
Muita gente faz por conta própria a maioria das manutenções ou instalações em seu próprio veleiro, seja pelo prazer, pela falta de mão de obra, que as vezes nem é tão qualificada ou devido aos preços serem geralmente puxados. Eu faço por todas estas razões e, principalmente, pelo Refrega ser um barco simples.
Sempre fui de fuçar nas coisas. Quando era garoto, tive mobylete. uma tremenda escola sobre os princípios do funcionamento de um motor. Fusca foi meu primeiro carro e ainda por cima meu cunhado era mecânico e eu o ajudava sempre que possível. Não que esses fatos me qualificaram como um "faz tudo" ou me tornaram mecânico. Mas que dá uma bela base e noção de como funcionam as coisas, isso dá. E tem outra dica importante, que aprendi com o Ricardo Amatucci durante sua palestra de manutenção no Mercury 3.3: se der alguma "cáca", ai sim chama um profissional, pois vc ia ter de pagar pra arrumar, então arrisque primeiro vc mesmo, se não souber, ai sim paga pra ele terminar!.
A lista de itens que fiz, foi a seguinte:
1 - troca de óleo do motor;
2 - troca dos filtros de óleo e de diesel;
3 - troca do fluído/água do radiador;
4 - troca do rotor da bomba de água salgada;
5 - regulagem da tensão da correia do alternador;
6 - troca dos retentores e regulagem das válvulas.

Este último foi o ponto alto. O Refrega tava queimando óleo "e vi por ai" que antes de propor a troca dos anéis, ou até mesmo uma retífica mais ampla, a troca dos retentores das válvulas poderiam minimizar a fumaça azul. Vamos nessa então. Na net consegui o manual original do proprietário, além da visão explodida de todas as partes do motor, e resolvi que ia me aventurar nesta operação também. Vi que era possível fazer esta troca sem desmontar o cabeçote, bastava tirar a tampa das válvulas, girar o motor com a ajuda de uma chave em uma das polias e ajustar o ponto para liberar as molas, soltar os balancins, tirar a trava das válvulas que as prendem nas molas, substituir os retentores. Um passeio no parque!. Foi bem tenso, confesso. Pois tem de soltar as guias das válvulas, as molas e outras partes mais. Passei um susto numa destas operações. Uma das válvulas desceu pelo cabeçote pra dentro do cilindro!!! Caraca ... agora teria de desmontar o cabeçote? FILHADAP!!! ... Respira ...  Opa, olha a sorte ai! Como a válvula funciona a 90º, em relação ao cilindro, ela caiu e ficou em pé no pistão. Quando eu girei o motor, na tentativa de fazê-la subir novamente, ela bateu no cabeçote!!!! Ai ai ai..... Mas tinha uma chance, olhando pelo orifício da válvula, dava pra vê-la "em pézinha"! Então a Glau enfiou uma chave de fenda bem fina para guiá-la e eu girei novamente o motor e ...Oiiii !!!! Ela subiu... Desta em diante, passamos a fazer a quatro mão para evitar que isso se repetisse e déssemos o azar de outra cair sobre o pistão. Daí pro fim deu tudo certo.
Depois de tudo trocado e montado, foi só regular as válvulas (0,30mm de folga). Outra coisa que aprendi foi "sangrar" para tirar o ar do circuito do diesel, proveniente da troca do filtro e ainda tive de desmontar as mangueiras que vão para o bico injetor. Pois é, elas passam por cima da tampa do cabeçote. Vamos dar a partida? Num é que pegou !...rsrs. Deu até pra perceber que estava melhor que antes. Mais redondo quando subia de giros. A fumaça melhorou muito. Depois que esquenta, ela praticamente desaparece.
Mãos de mecânico?
Mas , agora com o motor frio, e mais ainda naqueles dias friosos, com direito a garôa, que passamos nos dias atrás, sai uma fumaça branca. Em dias normais (quentes) ela não aparece. De acordo com informações do manual, isso pode ser: combustível adulterado, temperatura do motor muito baixa ou filtro de ar obstruído. E agora? Além de todas as coisas que mexi, ainda coloquei 100 litros de diesel Verana na Imperial. Devia ter uns 50 litros no meu tanque. Eu sempre uso o aditivo TECCON.
Será que a regulagem de válvulas e a troca do fluído e da água do radiador tão fazendo o motor esquentar menos? Meu motor sempre funcionou a 60º. Será que o diesel tava meia boca?
De dezembro em diante vamos rodar bastante. Vamos ver como fica.

Semana que vem tem mais manuntenção. Geladeira nova, caçar uns pontos de ferrugem aqui e ali e outras coisinhas a mais pra ficar "Tranks" para as férias.

Vamo que Vamo.

Bons Ventos  (e calor)!!!

12 comentários:

  1. Ei nhô... preciso pintar a casa, dá pra agendar?
    Rsrsrs...
    Parabéns!!! Sei que vocês fazem e se não sabem, só precisam da net e de "cobaias"... Rsrsrs
    Beijos "pro cês tudo"...

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    1. Oi Lú,

      já que medo vc não tem, é só combinar o preço!!! ..rsrs

      Bjokas

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  2. Fala aí Comandante,
    Mandaram muito bem!!
    Qual é a sensação de ver tudo desmontado? Eu só de desmontar o carburador do meu motor de popa já fico preocupado em saber se vai funcionar tudo de novo?
    Saudades!

    ps: comprei uma panela de paella para ficar no Bepaluhê. Os Refrega's já estão convidados.

    Abs,
    Paulo
    Bepaluhê

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    1. Grande Capitão,

      O nervosismo é até gostoso. Desafio né?.
      Bora usar esta panela logo!

      Bjus

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  3. Oi César!!

    Gostei da cor do esmalte. Onde vc comprou?? rsrsrsrsrs mas, falando sério: tu és um sujeito corajoso!! Só de ver as fotos fico agoniado com tanta pecinha solta, motor aberto, peça sobrando ...

    Abraços a todos!! Janeiro tô por lá!!

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    1. Fala Stark, tudo bem?

      Gostou da cor? É a tal Maria Cereja ou Maria Flor, segundo A Comandante já que a mão pintada, neste caso, é a dela né!!!! rsrs
      Nem me fale das pecinhas ... ! Mas desta vez só perdi uma arruela, que caiu no fundo do casco e que não posso esquecer de resgatar.

      Janeirão nos vemos lá, com certeza.

      Bjus

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  4. Salve Cesar e CIA

    Parabéns pela iniciativa de trocar os retentores das válvulas, é exitante quando nosso trabalhos rende bons resultados.

    Conheço pouco de motores marítimos porém, conheço razoavelmente bem motores do ciclo diesel.
    A explosão da mistura, no ciclo Diesel, ocorre por compressão e calor, dispensado a "vela" como no caso do ciclo otto (álcool, gasolina e gás). É comum motores à diesel soltarem fumaça branca no momento em que são ligados e esta fumaça desaparece quando a temperatura é adequada.
    Em motores de caminhão há uma válvula que regula esta temperatura automaticamente diminuindo ou aumentando o fluxo da água de arrefecimento (válvula termostática).
    Não conheço os motores Diesel que movem os barcos, embora, em sua essência sejam iguais, acredito existir uma válvula termostática para o correto equilíbrio da temperatura, obviamente resistente à água do mar.
    A fumaça branca é diesel mal queimado, gera poluição e maior consumo .

    Grande abraço, bons ventos

    Claudio

    E.T. espero em breve também estar velejando.

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    1. Olá Claudio.

      Pelo que verifiquei no manual, pelo fato de ser uma versão bem simples, não vi menção da válvula. Meu motor demora mesmo pra atingir os 60 graus. (temperatura mínima de funcionamento). Sua faixa de funcionamento vai de 60 a 80 graus, mas nunca vi passar dos 65 graus.

      Vejo que é mais um "terráqueo"que está se preparando para o Mar, pois acho que já foi picado pela tal "Cobra Dágua". Estamos ai também para incentivá-lo.

      Abraço e Bons Ventos.

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  5. Que show de BLOG!! Por onde vocês andaram que só agora achei esse BLOG??? kkkk
    Abraços.
    Fernando Previdi

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    1. Grande Previdi, tudo bem?

      Estamos aprendendo sobre a vida à bordo, e a dividir o pouco que aprendemos ou vivenciamos aqui neste blog, nestes últimos 2 anos e muito.

      Obrigado, um grande abraço e até breve.

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  6. é meu querido comandante, até para achar as coisas na net a gente tem que ter tarimba, mas como bem sei isso não falta a vocês... parabéns pelos trabalhos no Refrega, estou por aqui só velejando nos blogs mas já já volto a ativa, boas férias, bjs

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    1. Oiê!!
      Sentimos sua falta nestas férias, minha "tripulante" preferida.

      Bjus e se cuide bem para voltar a embarcar com força total.

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