Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Navegar Foi Preciso!

Estou reeditando abaixo um post antigo, pois agora aprendi a mexer um pouco mais no movie maker e pude juntar a história toda. Falo de parte da aventura que foi a compra do Refrega em Aratu - Salvador.

Cada vez que revemos esta história percebemos o quanto mudamos e que, mesmo depois de dois anos, ainda temos muito que aprender ....
Mas os Cruzeiros Costa VerdeCosta Leste estão chegando e temos umas certezas destas viagens: a de que vamos aprender e evoluir muito a bordo do Veleiro Sweet sob o Comando de nosso amigo Janjão. Evoluir como velejadores e também como pessoas, pois serão aproximadamente 45 dias de novas experiências, convívios, amizades e novos lugares que chegaremos de veleiro! Hoje ainda é difícil imaginar que em tão pouco tempo já temos esta oportunidade.

então....

Na página O Veleiro Refrega, contamos a saga que foi comprar e trazer o Refrega da Bahia para Paraty. Não conseguimos trazê-lo navegando, mesmo contando com a boa vontade de Cris, Janjão e até do Luis Poesia. 
Diante deste fato de que as melhores condições seriam após novembro,  acreditamos que a melhor opção seria despachá-lo com a transportadora Transgenic, pois os custos que íamos ter para navegar de lá pra cá com Marinheiro, e outras idas e vindas até Salvador até novembro nem seriam tão menores do que o frete. Outro benefício é que já poderíamos desfrutar do barco (quase) de imediato em Paraty-RJ.

O Refrega estava em Aratu (uma pequena baia a umas 20 e poucas milhas de distância), e o caminhão ia pegá-lo na Bahia Marina em Salvador em função de sua boa infraestrutura, fui pra lá sozinho pra fazer a tavessia. O combinado era navegar com o Carlinhos, da Bahia Marina, que também seria o encarregado de cuidar dos trabalhos de pintura de fundo, retirar o mastro e colocar o barco e tudo mais em cima da carreta. Mas .... resolvi fazer esta pequena viagem sozinho. Nunca tinha velejado num veleiro grande, além das 3 aulas que eu e a Glaucia fizemos no Boto 16 na Guarapiranga. Como eu não conhecia bem o barco, o motor e muito menos tinha experiência em vela, fui com calma, pois já estava me aventurando demais sem precisar bater recorde de velocidade. Qualquer coisa era só passar um rádio e pedir ajuda.  Muito legal estar sozinho velejando com um destino logo ali. Fiz esse registro para poder dividir a emoção com a Gláucia (a Mozinhu). 


Acredito que foi uma das coisas mais emocionantes que fiz na vida. E pra nós ainda teve um gosto de dar a volta por cima.

"É SEMPRE MELHOR PEGAR UM CAMINHO ALTERNATIVO DO QUE CORRER ONDE TODOS ESTÃO" (Steve Jobs - 1955/2011)

Bjus e Bons e Novos Ventos.

4 comentários:

  1. Grande Casal,
    adorei o vídeo! Impagável a sensação que vc deve ter sentido.
    Vitória e realização.
    Parabens!

    BV,
    Paulo
    Bepaluhê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi mesmo Paulo. Obrigado.
      Vc também teve sua viagem inaugural não foi?
      Falta pouco para o encontro da ABVC einh!!!


      Um abraço, bons ventos e nos falamos em breve.

      Excluir
  2. Ei!! "e por falar em saudade, onde andam vocês..."

    Estão meio sumidos das 'tratativas náuticas e virtuais'....rsrsrsrs

    Mandem notícias!!

    abraços

    ricardo stark

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaala Stark, tudo bem?
      A gente tem ido menos mesmo. Mas estamos por lá sempre que dá.
      Ficamos 10 dias no começo de maio e voltamos no fim de semana que passou. Acho que não temos tido a sorte de se encontrar.

      abraços meu amigo e bons ventos com o GAIPAVA

      Excluir