Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

terça-feira, 8 de maio de 2012

É muita Informação!

Acomodar a bagagem. Limite de Velocidade. Placas de sinalização. Outros Veículos. Pedestres no Acostamento. Ultrapassagens. Trânsito das Marginais. Semáforos. Cruzamentos. Ufa ... finalmente em casa.
da WEB - e a bagagem?
Quando passamos alguns dias navegando é que a gente percebe quanta informação temos de processar para ir de carro de um ponto a outro. Muito mais do que velejando ou admirando as paisagens... Caraca! Leva um bom tempo até você voltar a dirigir com naturalidade.
Bom, aproveitamos a semana do Feriado de 1 de maio como umas "férias", pra dar uma zerada na cabeça nesta nova fase da vida. Quase uma Lua de Mel, pois é raro estarmos somente os dois a bordo. Não que achemos ruim a companhia dos usuais tripulantes einh!!!
Foram dois dias de tempo ruim no pier (chegou a fazer uns 35 nós numa noite), mais uns dias com amigos na Cotia. Daí então resolvemos zarpar para a Ilha Grande aproveitando a perspectiva de melhora no tempo. Mas a previsão daquele dia se confirmou em partes: ondas de 4 metros com intervalos de 8 segundos entrando de Leste. Céu nublado mas não chove. Faltou quem? O Vento! Saímos com a vela mestra da Cotia, pois se não ajudasse pra velejar, serviria pra equilibrar o barco nas ondas que entrariam por Boreste (lado direito). Só que antes das ondas se mostrarem grandes, resolvemos baixar a mestra devido a falta total de vento, pois víamos nuvens pesadas a nossa frente nas imediações da Ilha. Meus amigos, o Refrega balançou que nem um "João Bôbo". Em alguns momentos passou fácil dos 30 graus de inclinação. E olha que ele é pesado. Deu medo, pois nunca tínhamos passado por isso. Vimos ainda que por mais que nos preocupemos em deixar as coisas arrumadas e presas no barco, numa condição de Mar como esta o que tá meio preso com certeza vai pro chão! O pico do balanço durou mais ou menos uns 30 a 40 minutos (de um total de 4 horas de viagem). Mas depois de algumas adernadas, deu pra ver que o barquinho aguentava bem e que não havia o que temer, em termos de segurança. Ficou apenas o desconforto em se segurar e tentar acalmar a mente dizendo pra si mesmo: Calma! o Barco não vai virar! (tipo um Mantra repetido mentalmente, ou até mesmo aos berros as vezes pra tentar acreditar nisso!!!!...rsrs)
Quando o balanço diminuiu um pouco, tive até tempo pra filmar o vai-e-vem:

O tempo ficou ótimo na Ilha. Ficamos alguns dias na Tapera, com direito a caminhada até a cachoeira e o Leite da Macaca na Telma. Estava muito vazio por lá, mas ainda conhecemos um casal muito bacana, com seu mega Trawler, de boa prosa e que ainda nos levaram para um bom passeio em seu bote nas pequenas praias e enseadas da região. Na volta ficamos dois dias na Ilha do Cedro, foi quando soubemos que o Bar da Dita e o Bar do Nelsinho foram fechados pelo IBAMA ou coisa assim. Vamos torcer para que reabram.

O melhor, como sempre, foi voltar do Cedro para Paraty somente na vela a uns 4 a 5 nós. Até tinha umas ondas, mas velejando é muito melhor e mais confortável pra navegar. Chegamos até a frente da Marina do Engenho aproveitando até o vento de popa.

Estamos ai aproveitando. Sempre! Vem mais pela frente.

Beijos e Bons Ventos.

2 comentários:

  1. E aí casal 20!!
    So namorando, quero dizer motorando né!! rsrsrs
    E eu aqui, mais seco que capim dourado.
    Vocês vão pro encontro da ABVC no Bracuhy?
    Podíamos marcar de sair juntos.
    Como faço para falar com vcs em pvt por email ou cel?

    BV
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Meu Caro, tudo bem?

      Pois é, precisa tirar o barcão do Pier. Nem que seja pra namorar, ops, quero dizer motorar!..rs.
      Te passamos um e-mail. Nós vamos no encontro e de lá seguimos com o Cruzeiro Costa Verde. Podemos ir juntos sim. Vamos combinar.

      Abraços, Bons Ventos e Diesel!

      Excluir