Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

domingo, 22 de abril de 2012

Cruzeiro Costa Leste 2012 - Inscrições Abertas.

Um Grande Evento da Vela de Cruzeiro. Ocorre a cada dois anos!

Logo, este é o segundo Cruzeiro Costa Leste, organizado pela ABVC, que parte desde que nós compramos o Refrega.
Veja abaixo que parte do Rio de Janeiro e vai até Salvador. Ir nessa? hummmmmm .... bem que daria, pois no momento nossa função profissional é de "Procuradores do Estado de São Paulo"(*). Mas a gente ia ter de fazer muita coisa no Refrega pra tal viagem. E ainda tem outro detalhe: a gente não tem experiência de mar aberto pra encarar isso ... ainda.
Mas tem uma outra forma de ir -  Um Convite como tripulante em um veleiro!








A ABVC apresenta o programa do CRUZEIRO INTERNACIONAL DA COSTA LESTE 2012.

O Costa Leste é um cruzeiro bienal (anos pares) ao longo da costa leste do Brasil (Rio - Salvador), que vem acontecendo há mais de nove anos com enorme sucesso. O principal objetivo é levar veleiros de comandantes iniciantes integrados em flotilha com outros, de maior experiência, pela costa, com segurança.

A organização do Costa Leste prevê tempo necessário para a participação na regata Aratu-Maragojipe (www.aratuiateclube.com.br) e também na Refeno (www.refeno.com.br). Quem quiser aproveitar a estadia em Salvador, poderá participar do X Simpósio de Segurança do Navegador Amador.

PROGRAMA PRELIMINAR COSTA LESTE 2012**

CHEGADALOCALSAIDA
Iate Clube do Rio de Janeiro07/jul
08/julIate Clube Armação de Búzios11/jul
13/julIate Clube do Espírito Santo18/jul
20/julAbrolhos22/jul
23/julSanto André27/jul
28/julIlhéus31/jul
31/julCamamú05/ago
05/agoMorro de São Paulo07/ago
07/agoSalvador09/ago
09/agoAratu Iate Clube
18/agoRegata Aratu Maragojipe19/ago
31/agoSimpósio segurança02/set
15/outRefeno

(**) As datas e portos estão sujeitos à alterações antes e durante o percurso, em função da largada, da meteorologia e da organização. Paradas adicionais ou divisão da flotilha serão decisões da organização sempre em função das condições de segurança, calado e capacidade de fundeio do local.

O que está incluído e o que não está na inscrição que vou pagar ? 

O principal objetivo do Cruzeiro Internacional da Costa Leste é proporcionar aos velejadores menos experientes uma navegação segura e uma experiência de cruzeiro de longo curso. Para isso é preciso criar uma estrutura, o que tem um custo. Além disso, o cruzeirista também receberá um kit com pelo menos uma camiseta e uma mochila além de poder participar da programação social que está sendo preparada e uma apostila contendo diversas informações técnicas com dicas, waypoints e orientações de preparação. Esses são os principais motivos da cobrança dos valores. Para criar essa estrutura, muitas pessoas trabalham de maneira voluntária há muito tempo, e continuarão trabalhando durante e após o cruzeiro, em planejamento, logística, contatos, organização de eventos, festas, elaboração, execução, transporte e entrega de brindes, organização e controle de inscrições, relação com cada um dos pontos de parada (são previstos 12 além da largada e chegada), tendo gastos com combustível, telefones, passagens e outros, para consolidar as relações com as instituições e pessoas envolvidas, tudo para que o participante possa usufruir dessa experiência sem ter que pensar em outras atividades que não seu próprio planejamento de cruzeiro.

O principal benefício portanto é a participação oficial no Cruzeiro Internacional da Costa Leste, decorrente de toda essa experiência e organização prévia dos organizadores e usufruir da estrutura preparada.

Em caso de conseguirmos patrocínios e/ou apoios, esses benefícios serão ampliados e a previsão é de participar também de pelos menos duas festas (largada e chegada), e de outros eventos durante o cruzeiro, como churrascos e cervejadas. Os valores da inscrição da embarcação conforme especificado no Regulamento incluem a inscrição do Comandante.

Não estão incluídas quaisquer taxas de inscrição em regatas festivas (inclusive Refeno) ou taxa de preservação do IBAMA em Abrolhos que deverão ser arcadas por cada um dos comandantes e/ou seus tripulantes, bem como demais despesas pessoais ou relativas aos veleiros participantes nos Iate Clubes e locais de parada, como passeios, transportes, ingressos, alimentação, bebidas, água, lavagens, banhos ou outras que possam surgir durante a realização do cruzeiro.


(*) Procuradores de Emprego do Classificados do Jornal O Estado de São Paulo.

Boa Semana e Bons Ventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário