Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CCL 2012 #18 - ... o fim é Salvador.

Ao sairmos de Camamu, às 5h da manhã, Eu e Gláucia já tínhamos a sensação que realizamos um grande feito. Estas seriam nossas últimas 76 milhas em Mar aberto.
E que Mar aberto é esse? Um azul profundo que nunca tínhamos visto antes. A profundidade passou de 2.000 metros em quase todo o percurso.
31 dias e 1.110 milhas para finalmente avistar Salvador do Mar. O ponto de encontro foi no Terminal Turístico Náutico da Bahia (TENAB). É um lugar privilegiado, pois fica em frente ao Mercado Modelo. Por isso achei o preço cobrado (R$ 1,10/pé) bem razoável.


Logo no desembarque, fomos convidados para compartilhar uma bela caipirinha de cajú e um churrasco à bordo do MM2000. Caraca? Acabamos de chegar e o pessoal do MM já estava com toda a "infra" de jeito!!! Claro, isso foi graças aos esforços de Andréa "TôChegando". A Tia Cris Berringer (tripulante do MM2000), passou um fone pra ela dizendo que estavam chegando. Bastou para que a Andréa providenciasse tudo. O "TôChegando" se dá pelo seu estilo corrido na vida profissional e virou o nome de seu veleiro.  Agora dá até um toque "x" para os serviços de receptivo que ela também presta. O Churras foi um dos melhores momentos da viagem, pois já estávamos mais relaxados com o sentimento de "missão cumprida". Ainda bem que teve isso, pois não tivemos nenhum receptivo "oficial" com o Tema do CCL em Salvador.

Não podemos deixar de citar também o nosso amigo Rui, do Veleiro Naumi. Este Portuga gente boa nos convidou para um delicioso bacalhau na brasa ?!?!? Pois é, temperado com um pouco de sal grosso e regadado, ainda na grelha, com um bom bocado de azeite. Está eleito ingrediente obrigatório nos "churras " do Refrega, pois é muuuuuuuuito melhor do que fazer churras com os peixes comuns que a gente costuma comprar lá por Paraty. Foram noites mais que agradáveis, sem sair do pier. Não são os lugares que fazem momentos felizes. São pessoas.


Passeios pelo Mercado foram básicos, afinal comer a tal Lambreta é obrigatório. Ainda tivemos a sorte de ir até Itapuã com nossa amiga Fabiana, onde o Matias (marido) estava fazendo uma despedida em seu AP. Iriam voltar a residir em Sanpa. Pizza (muito boa), vinho e conversa com "gente diferente" fez muito bem também, pois depois de tanto tempo a bordo nessa empreitada faz com que você aprecie coisas tão curriqueiras, aparentemente....

Mas o término oficial do CCL 2012 seria com um jantar no Iate Clube de Aratú, que fica a umas 20 e poucas milhas no interior da Baia de Todos os Santos. Este trecho eu já naveguei, sozinho inclusive. Foi quando eu trouxe o Refrega de Aratu para a Bahia Marina para que embarcasse no caminhão e viajasse até Paraty. (caso não tenha visto o post, click aqui). Um "detalhe": muitos dos participantes do CCL perderam o tal jantar, pois a ABVC alterou a data para o dia seguinte do previsto.
Nem tudo estava perdido. O Chico, um dos tripulantes do MM2000, alegrou muito o tempo que ficamos na Marina de Aratu. Seu vasto repertório tornava praticamente contínuo, por horas a fio, as boas músicas embaladas pelo seu violão.
De volta para o TENAB, desembarcamos do Sweet. Gratos ao Janjão pela oportunidade e certos de que procuramos dar o máximo de nós para ajudar com o que sabíamos e podíamos durante a viagem. Ele ainda ficará em Salvador com a Ivany até janeiro (entre idas e vindas), quando é a época de ventos ideais para navegar o caminho de volta.
Ficamos hospedados no Hotel Vitória Marina. Andréa "TôChegando" administra 11 flats neste hotel (veja aqui). Como foi bom dormir num cama que não balança. Como foi bom dormir sem roupa. Como foi bom não ter gaiuta pra abrir e fechar durante a noite devido aos inúmeros pirajás (chuvas rápidas). Como foi bom poder tomar bons banhos quentes, com mais de 5 litros de água, sem culpa e sem ser num vestiário.
Taí uma boa dica: Este flat é o único localizado no Bairro Vitória com vista para o mar. E para os velejadores ou não, fica a 10 min de carro do TENAB e consequentemente do Mercado Modelo, Lacerda e Pelourinho. Andréa é uma pessoa prestativa, amiga e de ótimo astral que pode e tem condições de prestar um bom serviço no que for necessário para uma boa estadia. É cheia de contatos e informações necessárias para dar suporte, dicas e auxílio em sua estadia.
Estou escrevendo no conforto de minha casinha, onde estamos desde o dia 17. Ainda vou postar um filminho de Camamu e Salvador para considerar "o assunto" CCL 2012 encerrado.

Semana que vem, dia 24/08, estaremos navegando novamente com  nosso Refrega. Precisamos de férias!!!

Bons Ventos!



6 comentários:

  1. Olá amigos,
    antes que dêem o assunto CCL2012 por encerrado eu quero agradece-los pela dedicação e pelo esforço de manter o blog sempre atualizado.
    Sei que não foi fácil, no meio da viagem, com muita curtição e lugares maravilhosos para passear, ainda se preocupar em redigir textos e editar vídeos para o blog.
    Tenham certeza que nós que ficamos por aqui aproveitamos muito seus relatos e de alguma maneira, começamos a nos preparar para quando chegar nossa vez.
    Vocês fizeram um lindo trabalho e um dos melhores relatos que eu já li deste passeio.
    Muito Obrigado,
    Até Paraty.

    BV,
    Paulo Ribeiro
    veleiro Bepaluhê

    ResponderExcluir
  2. Caraca Amigão!

    agradecemos e ficamos felizes que tenha gostado. Pra nós o trabalho valeu mesmo a pena, pois é uma grande recordação e ainda por cima podemos compartilhar.

    Até lá!

    ResponderExcluir
  3. Cesar e Glaucia, acompanhei todos os posts da temporada CCL2012, concordo com o Paulo quando diz que foi uma das senão a melhor descrição da aventura, obrigado pelas horas de boa leitura!

    Walnei Antunes
    Veleiro Vivre
    http://veleirovivre.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita .... desse jeito "tamuseachando"!!!! rsrs

      Valeu Walnei. Então já valeu muito a viagem.

      Forte abraço e Bons Ventos.

      Excluir
  4. Olá Cesar
    Acompanhei e gostei muito dos seus vídeos e textos. Comentei isso a algum tempo.
    Agora uma boa pergunta, como também citei, para quem "quase" foi nesse CCL2012: vale a pena ir ou não?
    Apesar de associado a dois anos, nunca participei de nenhum evento da ABVC e depois que parei de competir em regatas (já se vão uns 26 ou 27 anos) só velejo sozinho. Sua opinião é muito importante.

    Um grande abraço
    Luís Fernando
    Veleiros "Enjoy" e "SUNWAY".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando. Tudo bem meu caro?

      Acho que não é uma resposta muito simples, pois são diversas as características de cada Comandante (e família/tripulante) que podem, ao final, combinar ou não com este tipo de viajem.
      PRA MIM, algumas coisas que posso dizer aqui que pesam contra:
      - Deixar o barco lá até a época mais apropriada para retorno (Janeiro); Salvo se vc pode ficar lá e aproveitar a bela região, a Refeno, etc e depois ir voltando curtindo as melhores ancoragens.
      - A viagem segue um cronograma que tende a ser seguido, pois existem eventos agendados em muitas das ancoragens e também os velejadores que ainda tem compromissos em terra. Isto pode, mas não deve, te "forçar" a sair em condições climáticas ou horários nos quais vc não sairia se estivesse sozinho.
      - Dedicam muito tempo em um lugar não muito bom (de pouca novidade digamos assim) e pouco tempo num lugar muito legal e pouco acessível (isso é muito do gosto de cada um einh!?!?)
      De positivo? Pode-se considerar:
      - Rotas, dicas das ancoragens e alguns eventos previamente organizados dão uma certa tranquilidade aos menos experientes ou àqueles que preferem passeios do tipo "me leva".
      - A própria flotilha. Nela vc pode conhecer pessoas que agregarão à sua vida, e você às delas, no que tange a experiência de vida e de Mar. (Isso é muitíssimo pessoal)

      Como vc disse que minha opinião é importante - e obrigado pela parte que me toca !!...rsrs - podemos trocar mais impressões e opiniões caso o que eu escrevi aqui não valeu ainda!
      Eu poderia até pensar em fazer de novo se fosse no meu barco e, principalmente, sem hora pra voltar.

      Bons Ventos (e Bons Sonhos com o próximo CCL)

      Excluir