Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CCL 2012 #15 - Filme 5 - Santo André BA

Abrolhos já tá na saudade!

Saímos logo pela manhã. Um dia que começou e terminou lindo. As previsões se confirmaram. Foram 24 horas com muita vela para percorrer as 110 milhas de distância. Mesmo com velas, o Comandante Janjão optou por manter o motor ligado boa parte do percurso para alertar as eventuais baleias. Neste trecho vimos poucas. A flotilha se manteve boa parte do tempo junta, coisa rara em um trecho longo.
Além da melhor velejada que demos até agora, este trecho nos reservou uma surpresa boa e apetitosa. Molina já vinha há algum tempo curricando (arrastar uma linha com uma isca artificial) sem sucesso. Mas nesta manhã, ele pegou a isca e disse: "se você não me trouxer nada, vai voltar pra água pra sempre!!!" Caraaaaca!!!! Não é que algumas horas depois, uma bela Sororoca de uns 3 kilos veio "presa" na isca??? Eu disse PRESA, pois a garatéia estava presa no lado do peixe e não na boca!!! Foi uma gozação, pois ficamos imaginando a isca perseguindo os peixes temendo a ameaça do Molina.
Chegamos em Santo André na manhã seguinte, depois de uma noite também tranquila. A ancoragem em Santo André é feita na foz do Rio X (não sei o nome dele). Por isso, a entrada é feita com a ajuda do Carlindo, um morador local que nos guia, como um Prático que guia os navios nos Portos, na entrada do Rio desviando dos recifes e dos banco de areia. A ancorgem tem de ser feita com duas âncoras: a tradicional da proa e uma adicional na popa. Isso para manter o barco alinhado com o sentido do Rio evitando que ele rode muito ou "garre"(solte a âncora) com a força da maré mais a correnteza do rio.
A Glaucia pediu para eu não falar mal de Santo André. Mas não é que o lugar é ruim. Eu só não gostei de ficar com o barco num lugar que tem de ser pregado se não ele garra. Tanto que numa noite estávamos jantando a bordo (PU.. SORTE), e eu estava de frente para a porta do barco. De repente vejo o restaurante passando pela porta!!. GARRAMOS!!!!... gritei e corremos todos para resolver. O Sweet garrou a âncora de popa e se encaixou entre dois outros veleiros, sem bater em ningúem. Puxa cabo daqui, vira leme dali e ficamos assim esperando a maré parar de subir para podermos colocá-lo de volta em sua ancoragem. Meio sufôco mas deu tudo certo, exceto pela taça de vinho derramada em meu lado da cama! Um desperdício.  O lugar é muito bonito, principalmente quando a maré baixa e forma diversas prainhas. Ficamos bastante o restaurante Gaivota, que é excelente e ainda dá pra tomar banho quente. Ainda tem outras pousadinhas com vista pro mar que têm restaurante. Recomendamos o Recanto do Corsário com excelente serviço.
De passeio fomos até Corôa Vermelha. Uma caminhada de 2 km, pega uma balsa, pega um ônibus, faz um tour por um povoado (isso não precisava se tivéssemos pego outro ônibus) e desce no centro histórico. É onde foi feita a primeira missa. Tem umas lojinhas com coisas locais e muitas coisas feitas pelos índios Pataxós.
Bem, de qualquer forma será um lugar que voltaremos com mais calma.
Segue o filme da travessia e de nossos passeios em Santo André.
Beijus e até Ilhéus!

2 comentários:

  1. Este video esta uma delicia, a experiencia deve estar sendo uma maravilha!! São coisas que passam na vida da gente que jamais serão esquecidas !!
    Parabéns!! E boa viagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mana,
      São momentos realmente inesquecíveis e estamos aproveitando cada um deles.
      Beijos,

      Excluir