Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CCL 2012 #16 - Filme 6 - Ilhéus

Bahia devia se chamar ITACARÉ!


Apesar do pouco tempo que ficamos em Ilhéus percebi que dará, espero que num futuro próximo, para passar um bom tempo por aqui.
Ok .. Ok... Já estamos em Aratú para efetivamente participar do jantar de encerramento do CCL 2012, e só agora vou falar de Ilhéus. Ainda falta Camamú e Salvador. Bem que eu tentei fazer registros "on line"desta viagem, mas as vezes por falta de sinal ou de tempo mesmo, não deu!!!
A travessia de Santo André pra Ilhéus foi o pior trecho, na minha opinião. O mar estava com ondas de través (de lado no barco). Algo em torno de 8 segundos, ou menos, e com altura de 3 a 4 metros. Foram  22h de muito motor e pouca vela. Balançou o tempo todo, tornando até os períodos de descanso na cabine muito cansativos. É preciso deitar encostado em algo para tentar amenizar o balanço. IMPOSSÍVEL desligar, pois as coisas dentro do barco teimam em passar de uma lado para outro. Uma surpresa: verificamos que as baterias não estavam sendo carregadas. Procura fio solto daqui e dali, pois com aquele balanço todo, nem fusível para no lugar! Na verdade a correia estava folgada. Naquele mar louco, desligamos o motor e ajustei a correia.
Quer quer eu chore mais? O Iate Clube de Ilhéus fica numa baia por trás de um Porto. Mesmo assim, as ondas teimavam em entrar e fazer com que os veleiros ancorados balançassem muito lateralmente. Ou seja, vai dormir como se estivesse navegando... Foi FOD.... Mas tudo bem. Faz parte. Outra aventura era o desembarque no pier. Tem um flutuante e uma ponte fixa. Então dá pra imaginar o quão punks é descer do barquinho no flutuante, com aquelas ondulações, e esperar a ponte fixa literalmente passar pela sua frente para saltar pra cima dela. Caraca!
Bem, ficamos muito surpresos com o restaurante do Iate. Simplesmente de primeira qualidade e preço normal. A cozinha primava pela qualidade de qualquer dos pratos que servia. Desde lagosta até arroz e feijão. Impressionante. Inclusive isto é uma constante por onde temos passado.
Ilhéus tem seu charme, graças aos clássicos de Jorge Amado. Pegamos um taxi e fomos visitar o centro. Sua casa virou Museu. Tem o Bataclan, O Vesúvio e muitos outros pontos de visitação. A arquitetura é fantástica. Aproveitamos a infra da cidade também para um corte de cabelo (... não ria, pois eu ainda tenho um pouco de cabelo e barba pra cortar), lavar roupa na lavanderia e uma faxina no Sweet.
Passear é melhor. Alugamos um carrão e fomos para Itacaré, que fica a aproximadamente 67km e 380 metros de Ilhéus. Dirigir um carro mecânico depois de um mês no mar foi duro. Ainda mais um Uno pé duro!!!!. Mas nos levou e nos trouxe em segurança. Itacaré é um espetáculo. Existem várias prais perto da cidade e muitas outras acessíveis apenas por trilha. Essas nós pulamos. Quando encostamos na Praia das Conchas, olhamos o cardápio e vimos que uma caipirinha custava R$ 9 reais, pronto. Era o lugar. Tem gente que usa o índice de preço do Mac Donalds para medir o custo de vida dos Países/Cidades. A gente usa o índice "Caipis"para medir o padrão dos botecos e lugares ..... Pedimos ainda uma casquinha de sirí, que custaou R$10 reais cada e que nos pareceu um almoço. O visual desta praia é simplesmente um colírio. Você fica de frente para a enseada que, com a maré alta, tem um tráfego grande de pesqueiros da vila. O Farol é um monumento à parte. Ao longe nos pareceu feito em mámore, destoando da paisagem rústica local. Pensei que estivesse vendo um obelisco da Ilha de Lost!!!!(Só dá Lost nesta viagem).


É isso.


2 comentários:

  1. Gente que coisa incrível, não tenho palavras para descrever o que senti vendo este vídeo!!!
    Uma aventura dessa fica para sempre na nossa memória ,eu me sinto nas nuvens ,imagino voces como não estão!! Parabéns para tds voces, pela coragem de navegar por esse mar a fora e nos mostrar as coisas tão belas que existe no nosso Brasil. Bjs e estamos com muitas saudades.Que Deus os abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Minha Irmãzinha!!! Que bom que vc está curtindo junto conosco.
    Realmente é uma forma única de se viajar e conhecer os lugares, literalmente, "pelo outro lado"!

    Saudades.

    bjus a todos.

    ResponderExcluir