Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

domingo, 8 de julho de 2012

CCL 2012 #6 - Rio na popa ... Enfim Búzios!

Navegar com sabedoria é usar a Vela da Emoção e o Leme Razão!
Caraca! Essa foi a mensagem que a Guara, a linda esposa do Zé Toriba, usou para se despedir de nós ontem no Iate Clube RJ. Ivany deixou a tripulação do Sweet. Tá fazendo uma falta dupla: primeiro por que nos divertíamos muito. Segundo, por que agora o Comandante tá um pouco mais stressado também pela saudade da "Mandante". Eita ... tem dia que de noite é fogo!!! O Washington Gleyd Molina, ou simplesmente Molina, se juntou a nós. Macaco velho, contador de causos e sangue bom veio somar a esta viagem. Aliás, é somar mesmo já que os dois juntos tem 84 anos de vela!!! Esta moeda tem dois lados: os caras tem muita experiência e, consequentemente, manias !... kkkk ... ao final desta viagem, além de mais safos, estaremos TODOS com um lugarzinho no Olimpo como aprendizes a Deuses da Convivência. Dividir espaço, tarefas, jeito de fazer, inexperiência (a nossa claro!) esta sendo uma novidade e um exercício pra todos. Graças a Deus, e não tinha dúvidas disso, que impera a amizade e a boa vontade de se conhecer melhor.
Voltando, o melhor da largada foi que nos fantasiamos de Piratas e Janjão e Molina de presidiários. Acho que foi uma surpresa pra todos!

Zarpamos às 17horas de 07/07. Durante os dias que ficamos no Rio, acompanhamos as previsões e vimos que as condições climáticas estavam boas para a travessia: Ventos fracos de Sudoeste com mar pouco mexido, inclusive após a virada do "Fucinho do Cabo (Frio)". Na despedida do Rio, mais uma de suas imagens maravilhosas!!! Alguém tá cansado de ver?
Durante meu turno da madrugada, percebi umas ondas e um barulho estranho na água ao lado do cockpit. Eram golfinhos! Eu nunca tive a experiência de vê-los nadando acompanhando o barco. Pena que era noite.  Mas com a luz da Lua, e uma p_ t _  vontade de ver, foi um show. Ficaram por quase uma hora nos acompanhando. 
Em um determinado momento, começamos a sentir uma trepidação estranha no barco. Com certeza algo se prendeu na hélice. Após levantar para avaliar a situação, o Comandante disse que podíamos continuar, aumentando inclusive os giros do motor para que diminuisse a vibraçao. Molina, como nadador, esportista e o escravo da vez vai mergulhar nas águas geladíssimas para ver a situação. Às 4 horas da manhã, a Gláucia e Janjão vieram assumir o nosso turno. Chegamos em Búzios às 7h30m, poucas horas antes dos ventos e da chuva que vieram com a frente fria. Todos os veleiros da flotilha estão em poitas e relativamente seguros, uma vez que tá balançando pra caramba. Poucos estão se aventurando a sair dos barcos, onde é melhor ficar na caminha comendo, bebendo, proseando e dormindo pra recuperar as energias gastas na viagem. Vai rolar uma fejuca a bordo do Sweetão!

Nosso caderninho de milhas navegadas está aumentando!!!!

Bjus e até breve.

8 comentários:

  1. Muito bom! Esta etapa da viagem é muito importante, pois além de ser a primeira perna, onde importantes adaptações são realizadas, a presença amiga de Eolo e Netuno são avaliadas, pois estar no Focinho da Cabo sem a amizade deles, não é nada agradável...continuem cativando suas amizades...rsrs. Abs. ZéToriba.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Zé!
    Nós temos utilizado nossas influências com Baco, muito Brother, que sempre que pode adianta nosso lado com Eolo e Netuno. Pra reforçar, não custa dormir de meias pra manter os pés quentes!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olha só pessoal, cuidado com estes amigos ein!!
    Vai que Baco resolve se meter com uma filha de Éolo, ou então com a neta de Poseidon... a coisa fica feia!
    Então, pelo sim pelo não, deixem o Baco e seus dons enebriantes em terra, e façam-se ao mar sóbrios, deixando claro a Netuno e Éolo que nesta barca eles é que conduzem.

    Sigam firmes os objetivos.
    Abs
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Paulo,
      O que é do Mar, é do Mar. Baco só nos embala em terra, pois disciplina e atenção são os lemas a bordo do Sweet.
      Obrigado por embarcar em nosso blog.

      Bons Ventos

      Excluir
  4. Parabéns Cesar e Glaucia pelo relato.
    Nem no site oficial da ABVC tem notícias do CCL. Continuem nos alimentando - os que estão em terra, mas gostariam de estar n´água - com notícias fresquinhas das festas e navegadas.

    Bons ventos sempre,

    ResponderExcluir
  5. Fala Hélio

    Obrigado e vamos fazendo o nosso relato!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Cesar e Glaucia pelo ótimo relato. Interessante, suscinto, muito bem escrito. Assim podemos viajar mais uma vez ao Nordeste junto com vocês e reviver essas emoções do Cruzeiro. Como já navegamos bastante com Janjão e Molina, estamos aproveitando para relembrar aquelas ocasiões felizes com essas duas figurinhas carimbadas de nosso mundo nautico. Beijos e bons ventos a toda a tripulação do Sweet. Vocês ainda irão se divertir muito nessa aventura.

    ResponderExcluir
  7. Olá anónimo amigo(a).
    Obrigado pelo feedback positivo de nossos relatos!
    Realmente Janjão e Molina são figurinha pra lá de carimbadas. A gente tá aprendendo muito sobre eles e eles sobre nós. Conviver numa viagem como esta é um tremendo exercício da personalidade, desapego, respeito e outros tantos "talentos"da psicologia humana.
    O saldo de nossa viagem não poderia ser mais positivo e divertido.

    bjus e obrigado.

    ResponderExcluir