Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Marinha também faz serviço burocrático.

FINALMENTE!!! Esta semana pegamos o documento do barco transferido para o nosso nome. A Marinha é quem efetua os registros e as transferência. 
A Marinha .
 
A propósito, documento de barco é igual ao de carro. Tem seguro obrigatório e número de registro que equivale a placa do carro. Outro dado interessante é o número de passageiros e tripulantes que vem estipulado no documento. No caso do Refrega, passamos de 1 + 5 para 1+11. Ou seja, um tripilante mais 11 passageiros. Claro que isso não se aplica ao pernoite. Por uma questão prática, a maioria dos Comandantes colocavam na documentação em média 6 pessoas. Isso por que, na antiga lei, dependendo da categoria do barco (Oceânico, Mar Aberto ou Costeiro) você tinha de ter a bordo os equipamentos de segurança de acordo com a classificação do barco e o número de passagerios e tripulantes previstos no documento. Então, se seu barco fosse Oceânico (que faz travessia oceância) e pudesse levar 10 pessoas, você tinha de ter a quantidade de sinalizadores, fogos, balsa de sobrevivência (que não é o mesmo que o bote de apoio) e 10 coletes salva-vidas ..... meso que estivesse navegando num baia. Nem precisamos dizer a grana que custa tais equipamentos. Fora o detalhe: tinha de ter o nome do barco escrito nos coletes e boias. Isso para evitar que numa fiscalização você ficasse pegando colete e boias emprestados dos colegas do lado, sendo obrigado a comprar os seus, mesmo que nunca colocasse 6 pessoas a bordo, por exemplo. Atualmente a fiscalização da Marinha irá te pedir os equipamentos de segurança necessários de acordo com a região onde estiver navegando e a quantidade de coletes para o número de pessoas a bordo. Ficou justo.
Por isso que aumentei o número de passageiros. Hoje temos 9 coletes e se for preciso, basta pedir mais alguns emprestado.

Chega de andar com protocolos!!!

Beijus e Bons Ventos.

Um comentário:

  1. Eba, agora cabe mais eu!!! Parabéns pelo blog. Espero um dia fazer parte da tripulação.

    Abraços e bons ventos...

    ResponderExcluir