Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

terça-feira, 31 de maio de 2011

Água dentro do barco? Que beleza!

Para o friozinho de sábado.
Final de semana de tempo chuvoso e Mar ruim, viram? Ficar em São Paulo por causa disso, nem pensar. Além da estrada ficar livre (levamos 3h e 30m na volta de domingo), é excelente pra aproveitar e ficar no Pier pra Trabalhar. Tem quem não goste, mas é uma delícia de trabalho.
Que belo "escritório" não?

Com o kit básico dos víveres para sobrevivência definido e garantido, a Gláucia se dedicou a atualizar nossas listas de horas de navegação e dos itens que fizemos em melhorias e manutenções para atualizar o blog do Veleiro Refrega, e eu me dediquei a melhorar um dos grandes limitadores para se ter um passeio tranquilo e confortável num veleiro:  a quantidade de água dentro dele. Opa ... vamos esclarecer: Estamos falando de água doce dentro dos tanques ou água salgada, desde que saia somente pela torneira da pia ou pelos chuveirinhos.
Um pouco de alongamento é bom.
 O Refrega tem 4 tanques de água que totalizam aproximadamente 650 litros. É bastante viu. Num final de semana comum, quando pernoitamos entre 3 ou 4 pessoas, gastamos mais ou menos uns 200 litros. Isso sem fazer economia. Não era assim. Foi para as férias de Janeiro/11 que instalamos o 4º tanque de plástico flexível de 200 litros. Aumentamos pois na Ilha Grande tínhamos chance de abastecer somente no Saco do Céu e no Sítio Forte. Depois falo mais sobre as férias.

Instalei um "T" na saida do tanque
 Naquela ocasião, além da instalação deste tanque, instalamos também uma torneira na pia com misturador. Num registro sai água doce e no outro água salgada que é coletada diretamente do Mar através de uma válvula no casco em baixo da pia.  Isso gera uma economia tremenda de água doce, pois não fazemos idéia do quanto se gasta de água para lavar uma louça, por exemplo. Molho de macarrão é terrível. Então, para economizar a água doce, enxaguamos as louças e panelas com água salgada para tirar a primeira espuma do detergente (bio claro) e depois passamos água doce para tirar o sal.
Só que toda vez, ao final de nossos passeios, tínhamos de lavar esta outra bomba com água doce. Por uma questão de economia, não colocamos uma bomba especifica para água salgada. Logo, esta bomba teria uma vida útil reduzida se não "adoçássemos".
Uma bomba nova c/ entrada doce ou salgada.
Era na base do baldinho com água doce num cano extra. Para facilitar este esquema, e termos também a possibilidade de uma bomba de água doce reserva para a pia, colocamos um "Y" com dois registros, podendo agora essa mesma bomba, que utilizava água salgada, ser alternada para água doce também. Simples. É só remover uns forros, passar umas mangueiras aqui e ali, instalar uma bomba e pronto. Conforto e economia a bordo não tem preço. Principalmente quando é na base do "Faça Você Mesmo"!!!

Quem disse que fim de semana com chuva e ressaca no Mar não dá Praia!

Bejus e Bons Ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário