Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cruzeiro Costa Leste 2012 #1 - O Veleiro


Veleiro é uma embarcação propelida por um velame, conjunto de velas de tecido de corte e cálculo apropriado, apoiado em um ou mais mastros e controlados por um conjunto de cabos chamado cordoalha, todo esse sistema costuma denominar-se armadoria.
Possui também um patilhão e um leme apropriado segundo sua armadoria, que impedem à deriva e forçam o conjunto avante em sua derrota naval .... blá ... blá ... blá...

Tá, mas neste caso estamos falando do Sweet, "nosso" veleiro e casinha pelos próximos 60 dias! 
O Cal 9.2 do Janjão, isso pra quem ainda não sabe, tem quase 30 pés, foi construído em 1982. Vale ressaltar que ele é o número 1 comercializado no brasil, bla bla bla..... Carregamos nos tanques 55 litros de diesel e 400 litros de água. Adicionalmente,  140 litros em 7 galões presos ao convés. Já para repor a água de beber (camarada),  temos dois galões de 10 litros para aproveitarmos os desembarques e trazer mais água para bordo. Pesa algo em torno de 3 toneladas, mas depois que embarcamos nossas tralhas, comidas e um estoque seguro de cerveja, deve estar beirando as 4 ton!!!Mas tudo bem, além de velas novas, ele está equipado com um belo YANMAR 3YM20 de 3 cilindros e 21 hp com pouco mais de 700 horas que lhe garantirão uma boa performance. Um aviãzinho que vai a 6 nós em cruzeiro. Painel Solar, Aeólico, Xantrex, e um monte de outras coisas que o tornam um belo barco de cruzeiro. Fora que o Chefe é chato - ops! Prevenido.. é melhor - e não deixa nada meia-boca.
Pintura de fundo, polimento do costado, troca de filtros e óleos e outros tantos itens já foram revistos. Velas reservas, ancoras reservas, hélice reservas e até dois Comandantes de reserva (pretensão a minha me colocar no nível do verdadeiro Comandante reserva: o querido Molina). Isso sem contar a "Mandante" Gláucia.
Já está tudo certo. Nossa previsão de saída é neste domingão. Vamos descansar na Ilha Grande para zarparmos para o Rio de noite, visando chegar ao amanhecer na Urca. Imagina minha ansiedade de ver o Rio de Janeiro por este ângulo?!?!?!
Pra nós, o Costa Leste 2012 já começou!
Bons Ventos e até mais.

2 comentários:

  1. Que ansiedade!! Que delícia!!
    Um sonho que já nasce forte e doce como o "Sweet" que os conduz.
    Abraços a toda a tripulação e desejos de um grande CCL para todos.

    Estaremos aqui acompanhando vocês e sonhando juntos.

    BV
    Paulo Ribeiro
    Bepaluhê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Paulo amigo.

      Agradecemos os votos e estamos certos que seremos felizes nesta viagem.
      Vamoquevamo!!!!

      Bons Ventos e um abraço.

      Excluir