Viver Não é Preciso.

Passamos alguns dias pensando em como descrever aqui neste blog as nossas expectativas sobre o estilo de vida dos velejadores de cruzeiro que tanto almejamos. João Sombra, em seu livro Conversando com o Guardian, já o fez:
"É o desbravar de novos conhecimentos, de uma nova vida, na qual não há espaço para as mediocridades advindas do viver nos tumultuados centros urbanos.
É o viver na expressão mais ampla da palavra, saciando nossa fome de conhecimento e cultura.
É viver sem medo, traumas e tensões provocadas pela mente humana. Viver como aliados da natureza e suas incriveis nuanças."

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Amigos No Mar (ou Do Mar)!

As Companhias e Amigos que surgem Do Mar. Me digas com quem navegas, que te direi quem És!
Como dissemos no post anterior, o bom foi compartilhar da Ilha com eles nestas férias.

Na lista vem o Jair e sua divertida família que ficaram com a gente uns dias no Sitio Forte. Seus filhos pegaram muitos peixes e se divertiram muito. Em outra ocasião, encontramos o Jose e Guara no Sítio Forte também. Era feriado no Rio e haviam muitos outros vindos do Bracuhy. Teve a Sonia e seu namorado que curtiram conosco as caminhadas, cachoeiras e petiscos no Saco do Céu.
Uns grandes companheiros, que sempre encontramos em Paraty também, são Levon e Ana. Nos encontramos em diversos lugares na Ilha com direito a trilhas, churrascos, comes e bebes tanto no Refrega quanto no seu belo Beneteau. Realmente, como dizem, a vida começa aos 40. O cockpit e o salão de um veleiro de 40 pés é bem confortável e dá pra receber bastante gente.

Encontramos o nosso grande amigo e companheiro Janjão e toda sua família. Infelizmente o Janjão só apareceu no final das férias na Ilha do Cedro, pois teve de cuidar de uma torção nas costas ocorrida durante o Cruzeiro Costa Fluminense. Lá estavam também muitos outros novos amigos, Deste encontro, ficou marcado a noite da esfiha no num Trawler. Grandes anfitriões Miroca e Caio. Tivemos a oportunidade de conhecer um belo representante deste tipo de embarcação. Tudo muito bem cuidado e espaçoso. Nesta mesma tarde, nosso Refrega garrou e foi uma correria, mas isso será um outro post.

Pra nós, é valoroso quando trocamos idéias, experiências, informações, ajuda e até um pouco de sal grosso pro churras, se for o caso. São coisas que levamos pro resto da vida. Imaginamos que, como a vida no Mar é muito menos comum do que estamos habituados a viver até então, poder contar com a convivência de outras pessoas que também se lançaram, ou estão se lançando, neste ambiente nos enriquece muito. Tanto na parte prática da "Coisa", como também na parte - digamos -  "espiritual". Passamos a ver que os valores e as reais necessidades para se levar uma vida embarcado só depende do seu desprendimento e de sua disponibilidade.
Temos cada vez mais certeza que podemos viver sem TV, Shopping Center, Cinemark+Estacionamento+Pipoca, restaurantes e flanelinhas, muitas roupas, trânsito, etc, etc.

O difícil é ficar longe dos amigos e parentes que não descem a serra!

Bjus e Bons Ventos

2 comentários:

  1. Olá amigos, valeu a visita no blog.
    Acompanhamos no blog os preparativos e a saída para as tão desejadas férias.
    Pena que não nos encontramos, quem sabe no carnaval!
    Estaremos por lá com as meninas.

    Bons ventos e até lá,
    Paulo
    veleiro Bepaluhê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você também.

      sem dúvida estaremos no Carnaval. Quem sabe falamos.
      Nós vamos tentar dar um esticada até a Ilha novamente. Vc deve conhecer o pessoal do Navclub (yahoo group) e ABVC. Eles estão agitando um churrasco para o carnaval. Mas ainda não está nada certo (o local, pelo menos).

      Abraços e um bju para a família.

      Excluir